O novo Hyundai Kona elétrico já pode ser reservado no Brasil. O primeiro veículo elétrico da Hyundai a ser vendido no país consta na página de lançamentos da Hyundai Caoa com preço a partir de R$ 289.990.
Vale lembrar que o Kona EV foi apresentado por aqui no início de março, junto com outras novidades da linha e com promessa de chegada das primeiras unidades para o mês de agosto. No entanto, o modelo já pode ser visto em algumas concessionárias de São Paulo (SP).
Vendido em vários mercados globais, incluindo países da Europa, Estados Unidos e Índia, o Kona EV mede 4,20 metros de comprimento e possui 2,60 metros de entre-eixos. O SUV elétrico compacto da Hyundai possui um porta-malas com capacidade entre 332 e 1.114 litros, e se diferencia da versão híbrida pela grade frontal, porta de carregamento, rodas de 17" em design exclusivo e novos para-choques.
O veículo elétrico é bem equipado e possui itens como faróis DRL full LED, head-up display, 6 airbags, bancos em couro, ar condicionado automático, freio de estacionamento elétrico, sistema multimídia com tela de 10,2" e conectividade com smartphones via Android Auto e Apple Car Play.
Destaque para o Hyundai SmartSense, que combina os diferentes sistemas de assistência e segurança do modelo, inclui monitor de ponto cego ou assistente de manutenção de faixa, alerta de movimentação traseira, frenagem de emergência, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go ou limite de velocidade inteligente, por exemplo.
O Hyundai Kona Electric é impulsionado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 100 kW (136 cv) de potência e 40,3 kgfm de torque máximo. Isso é suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 155 km/h, de acordo com os dados oficiais. A bateria com 39,2 kWh de capacidade proporciona autonomia de 252 km com uma carga pelo ciclo do Inmetro - no ciclo WLTP são 300 km.
Por aqui, o Kona Electric irá encarar rivais como o Peugeot e-2008, que custa R$ 259.990 e o BYD Yuan Plus, com valor R$ 269.990, ambos também recém-chegados ao nosso mercado.
Além da versão elétrica, também já pode ser encomendada a variante híbrida Kona HEV, que possui um trem de força que conta com o motor 1.6 GDi de 105 cv e 15 kgfm associado a uma unidade elétrica com 43,5 cv e 17,3 kgfm - a potência combinada é de 141 cv e o torque máximo de 27 kgfm.
O Hyundai Kona híbrido pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e tem velocidade máxima de 161 km/h - o consumo homologado pelo Inmetro é de 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais