O Peru está de cabeça erguida perante o lítio. Elemento fundamental na receita das baterias, o ouro branco acaba por estar no centro dos planos de Alex Contreras, ministro da Economia de Lima, que se lança numa verdadeira caça ao tesouro, com o objetivo de explorar a transição para o carro eléctrico para dinamizareconomia do país.

"Abriu-se uma janela de oportunidade que queremos aproveitar", diz o ministro das Finanças, que especifica que o governo tem "muito interesse" em acelerar o desenvolvimento da indústria mineira, especialmente depois das últimas iniciativas do vizinho Chile.

O ponto de partida

O Presidente chileno, Gabriel Boric, declarou que o país vai nacionalizar progressivamente todas as atividades mineiras, a fim de explorar melhor os seus recursos e consolidar a sua liderança mundial, partilhada com a Argentina e a Bolívia no chamado "triângulo do lítio".

Batteria ioni di litio

Baterias de iões de lítio para automóveis eléctricos

Mas, por seu lado, o Peru não revela os detalhes do plano. Por enquanto, sabe-se apenas que o país tem um projeto na região de Puno, gerido pela Macusani Yellowcake, uma empresa local afiliada à canadense American Lithium Corp.

Panaceia econômica?

Entre os poucos pormenores revelados por Contreras, contam-se, no entanto, as previsões de crescimento. Parece, portanto, que as novas operações, uma vez lançadas, levarão a economia peruana a registar bons + 3% no PIB por ano.

Reserva de lítio

"Há vários investidores interessados. E não apenas no lítio, mas em vários setores econômicos", diz Contreras, que explica em seguida como outros setores beneficiarão dos potenciais fluxos de caixa provenientes das instalações de refinação. Assim, o Peru tenta mostrar a que veio na produção de baterias para carros elétricos.