Polestar, fabricante de carros elétricos, assumirá antiga fábrica da Saab
Unidade sueco fazia parte da Saab e agora servirá para o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétricos
A Polestar, fabricante de carros elétricos do grupo Geely, deve expandir suas operações de pesquisa e desenvolvimento na Europa, assumindo parte da antiga fábrica de automóveis da Saab na Suécia. O prédio de 15.000 m2 em Trollhattan, que anteriormente era usado pela Saab e pela National Electric Vehicle Sweden (NEVS) para o desenvolvimento de powertrain, será alugado pela Polestar.
De acordo com a publicação alemã Automobilwoche, o novo centro de pesquisa e desenvolvimento se concentrará principalmente no desenvolvimento de powertrain para o Polestar 5 e o Polestar 6 roadster. Além disso, a instalação será usada para testar powertrains, motores elétricos e baterias para os dois modelos.
A fábrica de Trollhattan será adicionada às instalações de pesquisa e desenvolvimento da Polestar em Gotemburgo, na Suécia, e Coventry, na Inglaterra. Na Inglaterra, a empresa está trabalhando em sua plataforma de alumínio leve sem nome que sustentará o Polestar 5 e o Polestar 6.
A montadora sueca está se preparando para lançar seu sedã Polestar 5 fastback em 2025, com preço inicial esperado de cerca de US$ 90 mil. A empresa se inspirou em seu conceito Precept, e espera-se que o Polestar 5 rivalize com o Porsche Taycan em termos de prazer ao dirigir.
Polestar 4
A Polestar está usando um chassi espacial de alumínio específico da marca e novos motores elétricos para criar um veículo que espera superar os concorrentes em sua classe.
A montadora ainda não divulgou planos de produção específicos para o 5, mas rumores sugerem que o sedã será construído em uma linha de produção dedicada na China, incorporando técnicas ecológicas para garantir que a instalação seja neutra em carbono.
O Polestar 5 também virá com uma arquitetura de bateria de 800 volts, permitindo uma velocidade de carga de 10 a 80% em 20 minutos usando um carregador rápido DC e um alcance de 600 km em sua forma mais eficiente. Os motores elétricos P10 terão uma potência máxima de 884 cv e 91 kgfm de torque em sua especificação mais alta, tornando o veículo um concorrente digno do Taycan Turbo S.
Fonte: Automobilwoche via Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
GWM Ora 03 Skin ganha série especial por R$ 149.900
Polestar: marca premium de carros elétricos chegará ao Brasil em 2025
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
BorgWarner: Motores para Xpeng e Vetorização de Torque para o Polestar 3
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
Hertz está devolvendo 20.000 carros elétricos: o que está acontecendo?