Antecipado pelo conceito Polestar Precept em 2020, o crossover elétrico Polestar 4 acaba de ser apresentado em versão final para o público do Salão de Xangai, na China. Aposta de peso da empresa, o modelo chama atenção pelo design arrojado e características incomuns pensadas para atrair o consumidor do mercado de veículos elétricos.
É o caso da traseira sem a tradicional janela de vidro (recurso presente em praticamente todos os carros). No lugar do vidro, a estrutura da própria carroceria se estende até alcançar o teto, que é feito de vidro fotocrômico. Para não comprometer a visibilidade e, consequentemente, a segurança, a Polestar instalou uma câmera de alta definição no teto que transmite imagens da traseira em tela no painel, tudo em tempo real.
Segundo a empresa, a transmissão digital das imagens melhora consideravelmente a segurança, especialmente à noite. Vale ressaltar que a tela pode ser desativada pressionando um botão para que o motorista possa ver os passageiros traseiros.
"Esta é uma melhoria funcional incrível para ter a janela traseira removida", disse o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath. "À noite, você não vê apenas dois pequenos pontos no espelho retrovisor, você vê muito mais. E você também pode olhar para ver seus filhos lá atrás pressionando um botão."
Em termos de tamanho e preço, o Polestar 4 fica posicionado entre o sedã Polestar 2 e o maior Polestar 3. O crossover elétrico está disponível em layouts de motor único e duplo, sendo a versão mais potente capaz de produzir 551 cv e 69,9 kgfm de torque máximo. O alcance chega aos 600 km. Já a configuração de motor único entrega 276 cv e 34,9 kgfm de torque, com autonomia declarada de 483 km.
Os recursos de segurança incluem 9 airbags, 12 câmeras, um sistema de radar e 12 sensores ultrassônicos. Segundo a marca, a produção será concentrada na China e iniciada em novembro. Os preços ficarão na casa dos US$ 60.000 (R$ 304.000).
Fotos: divulgação/AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polestar: marca premium de carros elétricos chegará ao Brasil em 2025
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
BorgWarner: Motores para Xpeng e Vetorização de Torque para o Polestar 3
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Hertz está devolvendo 20.000 carros elétricos: o que está acontecendo?
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Designer do Polestar 3 critica carros elétricos em forma de batata