A Polestar, uma montadora de carros totalmente elétricos sediada na Suécia, tem o nobre objetivo de criar um carro verdadeiramente neutro em relação ao clima até 2030, um feito que pode ser alcançado não apenas plantando árvores em algum lugar da Amazônia, mas escavando profundamente na cadeia de fornecimento e procurando parceiros que empregam técnicas de emissões zero.
Isto significa minas de lítio que não utilizem combustíveis fósseis, plantas de processamento onde os fornos não emitem gases tóxicos de efeito estufa para a atmosfera, fábricas de tintas que têm emissões zero, e assim por diante.
O plano foi revelado inicialmente em 2021 mais como uma declaração do que qualquer outra coisa, mas agora a Polestar está de volta com alguns parceiros concretos e conhecidos nesta empreitada. De acordo com o comunicado de imprensa da empresa, ela fez parceria com a Vitesco Technologies, Schloetter, Autoneum, Stora Enso, TMG Automotive, Granges, Borgstena, e Stena Aluminum.
As especialidades destas empresas incluem inversores elétricos, galvanoplastia, materiais internos e externos, soluções renováveis em embalagens, biomateriais, construção em madeira e papel, revestimento e têxteis, alumínio laminado plano, materiais de malha e tecidos, e alumínio reciclado. Em outras palavras, muitos dos componentes necessários para um carro novo foram adquiridos de forma sustentável, mas ainda há muito trabalho a ser feito.
Para isso, a Polestar continua a buscar parceiros em matérias-primas, produtos químicos de base biológica, polímeros, componentes elétricos, gases nobres e outros materiais de base, dizendo que com seu objetivo de entregar um carro neutro para o clima até 2030, a assinatura destas parcerias é "criticamente urgente".
"Minha convicção no sucesso do projeto Polestar 0 é reafirmada cada vez que nos encontramos com novos colaboradores. É evidente que existe um imenso potencial para explorar ao redor do mundo. Atingir o aparentemente impossível nunca é um show de um só homem. É somente através da ação coletiva que podemos alcançar os avanços que realmente fazem a diferença e encontrar as soluções transformadoras que vão além da indústria automobilística", diz Hans Pehrson, Chefe do projeto Polestar 0.
A Polestar atualmente fabrica o Polestar 2 fastback em sua fábrica na China e começará a fabricar o SUV de desempenho Polestar 3 em suas novas instalações em Ridgeville, na Carolina do Sul (EUA). A empresa vendeu cerca de 51.500 veículos elétricos em todo o mundo no ano passado, com cerca de 21.000 chegando aos clientes no quarto trimestre de 2022. Para este ano, a empresa sueca, que está sob o guarda-chuva da Volvo e posteriormente sob a empresa chinesa Geely, planeja vender 80.000 unidades.
Fonte: Polestar
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