A Audi está considerando adquirir uma nova plataforma de veículos elétricos de um de seus concorrentes chineses pela primeira vez. E segundo apurado, o principal motivo seria a "pressa" por conta do atraso no lançamento da Scalable Systems Platform (SSP) do Grupo Volkswagen.  

A notícia foi publicada pelo site alemão Automobilwoche, que citou "círculos de empresas" como fonte. O entendimento é de que a Audi precisa acelerar o desenvolvimento de seus próprios carros elétricos e não pode esperar pela SSP, que ainda deve demorar um pouco para ficar pronta (por volta de 2026). 

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Por conta disso, a montadora premium alemã estaria recorrendo a concorrentes chineses para um acordo sobre o fornecimento da plataforma. De acordo com fontes anônimas, esse assunto pode ser discutido em uma reunião extraordinária do conselho de supervisão da Audi nesta semana, com o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, supostamente já tendo aprovado o projeto.

O primeiro modelo a ser baseado na SSP será o carro elétrico derivado do Project Trinity, que só deve ficar pronto no final da década, ainda que o cronograma original do Grupo Volkswagen antecipe que o Projeto Trinity será lançado em 2026.

Relata-se que a leitura da Audi é de que a empresa deve continuar a lançar novos carros elétricos para permanecer relevante no segmento e não pode se dar ao luxo de esperar o cronograma do Grupo VW, principalmente no extremamente competitivo mercado chinês. 

Atualmente, a Audi oferece dois modelos baseados na plataforma modular MEB na China, o Q4 e-tron e o Q5 e-tron, sendo este último um SUV elétrico baseado no Volkswagen ID.6, ambos os veículos elétricos produzidos na fábrica de Anting.

A Audi e sua parceira de joint venture FAW estão construindo uma fábrica de veículos elétricos na China que produzirá modelos baseados na Premium Platform Electric (PPE) a partir do final de 2024. Os modelos baseados nesta plataforma incluem o Audi A6 e-tron e Q6 e-tron.

Enquanto a PPE é uma arquitetura mais refinada em comparação com a MEB, como um sistema elétrico de 800 volts, a Audi ainda precisa da arquitetura SSP para dar o próximo grande salto em direção autônoma, software e produção.

No entanto, a reportagem não revela quais seriam as montadoras com as quais a Audi estaria conversando, mas há fortes candidatos incluindo empresas como Geely e Foxconn.