O clássico Volkswagen Fusca das décadas de 1960 e 1970 era movido por um motor de quatro cilindros refrigerado a ar que produzia aproximadamente 40 cavalos de potência quando novo. Mas agora, um kit "acessível" vindo da China promete transformar o clássico alemão em elétrico.
Atualmente, existem várias empresas que oferecem conversões de veículos elétricos para o icônico carro alemão de duas portas. No entanto, algumas dessas empresas estão pedindo um valor muito alto por seu trabalho de retrofit, como os US$ 20.000 pelo kit da EV West ou a conversão muito mais cara da própria Volkswagen, que inclui a bateria e o trem de força de um e-up!
Mas não se preocupe, porque sempre existe a opção da China e o sempre tão popular mercado on-line Alibaba, onde é possível encontrar tudo, desde porcas e parafusos comuns até lasers, tornos e - você adivinhou - conversões de veículos elétricos prontinhas para o clássico Fusca.
Inicialmente descoberto por Jason Torchinsky, do The Autopian, que possui um Fusca 1973, um dos kits de conversão chineses mais baratos custa apenas US$ 2.000 e inclui um motor elétrico de 15 kWh (20 cavalos), um controlador, um carregador, um pedal do acelerador e um painel de instrumentos adicional que pode exibir a velocidade e o estado da carga.
Painel do Fusca elétrico (Alibaba)
Torchinsky avalia que o motor é aparafusado diretamente ao eixo de transmissão traseiro do Fusca clássico, que é o que as empresas especializadas das décadas de 1970 e 1980 têm feito, mas naquela época havia o problema de instalar pesadas baterias de chumbo-ácido onde quer que houvesse espaço disponível.
Esse kit chinês não vem com nenhuma bateria e o sistema requer um pacote de 96 volts, o que não é muito comum, mas, por outro lado, não deve ser impossível de encontrar.
Vale a pena observar que 20 cv não é nada de especial, mas talvez o torque instantâneo compense a menor potência em comparação com o trem de força original. Além disso, há a vantagem óbvia de não emitir gases nocivos na atmosfera, o que é uma ótima sensação.
Há outras variantes disponíveis no Alibaba que chegam a cerca de US$ 5.000 e trazem mais potência, embora, assim como a versão de US$ 2.000, todas pareçam ser produtos universais que também podem ser usados em carrinhos de golfe, scooters e outros veículos de baixa velocidade. Mas será que vale a pena? Deixe sua opinião na seção de comentários.
Fonte: Alibaba via The Autopian
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos