As montadoras europeias estão cada vez mais temerosas da invasão chinesa. E para fazer frente à concorrência, estão concentrando os seus esforços em encontrar soluções que lhes permitam baixar os custos dos seus carros elétricos.

Por um lado, a busca por maior eficiência sempre existiu dentro dos grandes grupos automotivos, por outro, o que eles querem alcançar é completamente inédito. Vamos ver o que acontece.

Renault quer cortar custos em 40%

A Renault, por exemplo, quer reduzir os preços de seus carros com emissão zero em 40%. Isso foi afirmado pelo CFO Thierry Pieton, que quer atingir a meta até 2027, ano em que a empresa listará a próxima geração de seus carros elétricos. Para alcançar os resultados estabelecidos, a empresa francesa também iniciou o processo de cisão da divisão de "emissões zero" com a criação da Ampere, que será listada nos próximos meses e que trabalhará em baterias e plataformas recém-projetadas.

Nuova Renault 4, il render di Motor1.com

Novo Renault 4 elétrico, adianta o Motor1.com

Os progressos em termos de redução dos custos de produção, segundo Luca De Meo, CEO do grupo, já serão vistos no segundo semestre de 2023, principalmente graças à queda dos preços das matérias-primas. De Meo, sobre a situação atual, disse: "É claro que estamos a competir e o tempo é essencial: este é o negócio em que estamos".

A receita "anti-China" de Stellantis

Carlos Tavares parece estar na mesma sintonia, que na reunião com os acionistas voltou a reiterar que a concorrência com os produtores chineses pode ser "brutal" pelo fato de terem custos reduzidos em cerca de 25% em comparação com uma montadora europeia. O objetivo, de acordo com o CEO da Stellantis, é encontrar maneiras de jogar em pé de igualdade nas aquisições.

Tavares, no entanto, também está pronto para colocar no mercado o primeiro carro elétrico a partir de menos de 25 mil euros, o Citroën e-C3, e reiterou que a Stellantis, no campo das emissões zero, terá 47 modelos na linha até ao final de 2024. Significa que oferecerá uma ou mais alternativas em todos os segmentos de mercado.

citroen oli conceito carro eletrico (1)

Até o grupo Volkswagen, que acaba de dizer que quer crescer indo para a China para competir com os fabricantes locais, está trabalhando no carro elétrico de 25 mil euros. Chegará em 2025, ano em que certamente não faltarão alternativas "low-cost" no mercado.

A China é assustadora

Não é a primeira vez que fabricantes chineses tentam invadir a Europa. O problema é que esse momento histórico permite que eles se alavanquem de uma série de fatores que podem realmente levá-los a fazer bons números de vendas. Se no passado um carro chinês era em principio (e quase exclusivamente) barato, agora, em alguns casos, ele tem qualidade comparável à de um produto ocidental, japonês e coreano e tecnologias de ponta.

NIO ES6 2023

O cockpit do NIO ES6 

Além disso, em um momento em que a eletrificação está crescendo, os fabricantes chineses podem contar com uma cadeia de suprimentos mais curta e confiável. Acrescente a isso o fato de que eles têm custos de energia e mão de obra mais baixos, e você pode ver que, hoje mais do que nunca, eles são temíveis.

Conseguirão invadir a Europa? Difícil dizer: ainda é muito cedo. No entanto, dado o número de marcas já instaladas ou que chegam nos próximos meses, é claro que o mercado encontrará novos equilíbrios e que algumas marcas também conquistarão participações importantes. Veja, por exemplo, o caso MG, só para citar alguns.

Galeria: VW ID.2all (2023)