Recorde mundial de velocidade em um circuito indoor é de um carro elétrico
Um Fórmula E (fortemente modificado) atingiu 218,71 km/h em Londres e bate o recorde do Taycan 2021
Quando se trata de recordes de velocidade, você sempre imagina uma grande reta ao ar livre ou enormes circuitos ovais que permitem que você atinja valores impressionantes. No entanto, a situação é diferente para quem busca primazia em locais fechados, onde é preciso lidar com espaços menores.
Mas isso não impediu que o piloto Jake Hughes, que atingiu 218,71 km/h em seu carro de Fórmula E, quebrasse o recorde anterior detido por um Porsche Taycan.
Uma Fórmula E diferente do habitual
O novo recorde foi estabelecido em 25 de julho, no ExCel Center, em Londres, às vésperas do último GP da temporada da Fórmula E. O circuito tem uma configuração indoor única, que permite atingir velocidades impensáveis em qualquer outra pista indoor.
Além disso, o carro protagonista do recorde não é o mesmo que todos os outros. Na prática, trata-se de um Gen 3 modificado e rebatizado de "GENBETA", que explora todo o potencial dos dois motores elétricos. Por razões de regulamentos da Fórmula E, na verdade, apenas o motor traseiro fornece potência às rodas, enquanto o dianteiro se encarrega de recuperar energia durante a frenagem.
O GENBETA dispensa esta limitação, aumentando assim a sua potência máxima para 400 kW, em vez dos tradicionais 350 kW. Como se não bastasse, o carro recebeu pneus maiores e algumas atualizações aerodinâmicas projetadas especificamente para serem eficientes na reta.
Está claro, no entanto, que esse não é um carro de produção. Isso significa que o recorde do carro mais rápido dentro de casa continua firmemente nas mãos do Porsche Taycan, que atingiu 165,27 km/h em Nova Orleans em 2021.
Fonte: Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Fórmula E apresenta medidas de sustentabilidade para o E-Prix de Londres
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Fórmula E celebra uma década como pioneira em carbono líquido zero
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Fórmula E na Itália: carros elétricos no pódio ou na contramão?