Embora a sua expansão tenha sido bastante desigual entre diferentes países, os carros elétricos já começam a marcar presença nas nossas ruas. E se tornarão ainda mais comuns, à medida que os preços baixarem (no Brasil já se fala em modelos na faixa de R$ 100.000 a R$ 120.000) e as infraestruturas de carregamento continuam avançando.
Além disso, em geral, o carro elétrico já não é visto como uma "invenção" ou uma "nave espacial" do futuro, como era há uma década, por exemplo. Nos últimos 10 anos, mudámos muito enquanto sociedade e o mercado, a mobilidade e a consciência ambiental evoluíram quase mais do que no último meio século.
O Volkswagen e-Golf passa o testemunho ao ID.3 na fábrica de Dresden
Para que se perceba melhor como as coisas mudaram, em 2013, o carro elétrico mais vendido na Europa foi o Renault Zoe, com cerca de 8.500 unidades, seguido do Nissan Leaf, com cerca de 6.160 unidades, e do smart fortwo Electric Drive, com 2.960 automóveis registados.
Voltando a 2023, só durante o mês de junho, foram vendidos mais carros elétricos do que carros a diesel na Europa, de acordo com os dados da ACEA, com o Tesla Model Y acumulando um total de 136.564 unidades no primeiro semestre do ano, um crescimento de 204%, de acordo com os dados da JATO Dynamics.
Juntamente com estes dados... sabe quantos Tesla Model S foram registados em Itália em 2012? 19. E em Espanha? Apenas um. Assim, para compreender melhor esta evolução, hoje nos colocamos uma questão: como eram os carros elétricos há 10 anos? Você pode se surpreender ao descobrir que, há uma década, ainda vivíamos na pré-história do veículo elétrico, recordando os 10 modelos que trazemos aqui.
Juntamente com o Fluence Z.E. (Zero Emissions) e o Twizy, o Zoe foi o primeiro passo da Renault para a mobilidade elétrica em massa. Carro de dimensões compactas e agradável para uma utilização urbana, permite a compra ou o aluguel da bateria (esta última opção reduz o preço de compra).
Durante a sua trajetória, o ZOE vendido em 2013 (antes da reestilização) oferecia baterias com 22 e 41 kWh de capacidade, o que lhe permitia ser homologado com uma autonomia de até 400 km (no antigo ciclo NEDC, como todos os carros deste post). Um dos carros elétricos mais vendidos na Europa na época, o Zoe desaparecerá em 2024, após uma longa história de mais de 400.000 unidades vendidas.
Que carros elétricos a Renault irá oferecer em 2023? Neste momento, para além do próprio Zoe, a Renault continua a vender outro veterano, como o Twingo elétrico, e o Mégane E-Tech elétrico. Também apresentará em breve o novo Scenic E-Tech.
Outro best-seller europeu no seu tempo, ganhou mesmo o prêmio de Carro Europeu do Ano em 2010. Essencialmente, estamos falando de um modelo bastante semelhante ao Zoe, que também permitia o modelo de aluguel com baterias de 24 kWh de capacidade, com uma autonomia de até 199 km.
Um dos principais pontos fortes do LEAF nesse ponto é que, sendo concebido desde o início como um veículo elétrico, a bateria estava localizada debaixo dos bancos e não no porta-malas, permitindo a este Nissan oferecer uns notáveis 370 litros de capacidade de carga.
Que veículos elétricos a Nissan irá oferecer em 2023? Atualmente, a Nissan vende dois automóveis puramente elétricos na Europa, a última geração do LEAF e do Ariya, e dois elétricos a bateria (ou híbridos de série), como o X-Trail e o Qashqai e-POWER.
Foi provavelmente um dos primeiros carros elétricos a ser concebido exclusivamente para utilização em cidade, pois com uma autonomia homologada de 135 km e uma rede pública de carregamento limitada na altura, não nos parece que alguém comprasse este smart para deslocações pendulares...
Obviamente, a pequena dimensão do fortwo era o seu principal trunfo, assim como a sua aceleração dos 0 aos 50 km/h. Claro que a sua configuração de dois lugares reduzia o sua proposta prática... mas em cidades como Madrid, tornou-se uma solução interessante de car-sharing a partir de 2015.
Que veículos elétricos serão propostos pela smart em 2023? Neste momento, a smart continuará a oferecer o fortwo e o fortwo cabrio, na sua última evolução, até 2024, bem como o novo #1... ao qual se juntará em breve o novo #3.
Criado como um laboratório sobre rodas em termos de tecnologia e materiais, o BMW i3 fez parte da grande revolução da BMW daqueles anos, também representada por um híbrido plug-in como o espetacular i8. A bateria original de 21,6 kWh foi substituída por uma de maior capacidade (33,2 kWh) em 2016, e em 2019 estreou a versão esportiva do i3s.
Um modelo que, a título de curiosidade, oferecia também uma versão REX, com autonomia estendida, que graças à utilização de um motor a gasolina, que funcionava como gerador, permitia percorrer mais quilômetros sem sofrer de "ansiedade" pela falta de autonomia. Uma solução que, no momento, foi também utilizada por dois modelos que não tiveram sucesso: o Opel Ampera e o Chevrolet Volt.
Que veículos elétricos propõe a BMW em 2023? Na verdade, a BMW oferece uma das linhas elétricas mais completas do momento, composta pelos BMW iX, i7, i5, i4, iX3 e iX1.
Num ponto de forte colaboração entre as três marcas (que também deu origem a vários SUV), a Peugeot, a Citroën e a Mitsubishi lançaram um carro elétrico, com um design estranho e um preço elevado, nesta "pré-história" do carro elétrico.
Com um comprimento reduzido (3,47 metros), ofereciam um habitáculo para quatro ocupantes e uma capacidade de bagageira de apenas 166 litros. No entanto, a sua velocidade era de 130 km/h, um número ainda em vigor entre os carros elétricos urbanos.
Quais são os veículos elétricos que a Peugeot, a Citroën e a Mitsubishi vão oferecer em 2023? No caso da Mitsubishi, nenhum, uma vez que a sua oferta eletrificada na Europa se limita aos modelos PHEV.
Os modelos Stellantis, em contrapartida, dispõem de diferentes VEs: e-208, e-2008 e os futuros e-308, e-408 e e-3008 para a Peugeot, bem como o Ami (quadriciclo leve), o ë-C4 e o ë-C4 X e o futuro ë-C3 para a Citroën.
Pode não ter sido o modelo mais bonito do mundo, mas o Fluence era um carro prático e razoavelmente barato quando os sedãs compactos ainda eram vendidos na Europa.
No caso da sua variante elétrica, tal como acontece com o Zoe, a Renault oferecia um programa de aluguel de baterias, por 82 euros por mês, que permitia reduzir consideravelmente o valor de compra do automóvel.
A Volkswagen oferece atualmente uma linha elétrica completa sob a família ID. Mas a verdade é que, antes da "explosão" do Dieselgate, a linha elétrica do gigante de Wolfsburg limitava-se a modelos "adaptados" de automóveis a gasolina existentes, como o e-Golf ou o e-up!
No caso do urbano, era uma opção muito racional (tal como os seus irmãos posteriores da SEAT e da Skoda), como prova o fato de a última evolução do e-up! ainda estar à venda em alguns mercados europeus, como a Alemanha.
Quais veículos elétricos a Volkswagen irá oferecer em 2023? Para além do próprio e-up!, estão atualmente disponíveis os Volkswagen ID.3, ID.4, ID.5, ID.7 e ID.Buzz.
Como mostram os dados de mercado mencionados no início, com vendas totais de 20 carros, incluindo os mercados italiano e espanhol em 2012, o Tesla Model S era uma raridade naquele momento.
No entanto, era também um carro elétrico "sério", com espaço, uma boa bagageira, alto desempenho e confortável de conduzir, o que não era um sonho impossível, graças à sua longa autonomia e a uma rede europeia de Superchargers que começou a expandir-se em 2012.
Quais carros elétricos irá a Tesla oferecer em 2023? Para além do Model S, a Tesla oferece o Model 3, o Model Y e o Model X, bem como as versões esportivas Plaid do Model S e do X, com mais de 1.000 cv. Será que o Cybertruck e o Roadster vão chegar à Europa? Veremos...
Não há dúvida de que, quando falamos do Focus Electric, estamos falando de um modelo tão minoritário quanto desconhecido, que era basicamente uma adaptação do carro de combustão da época.
Para 2016, recebeu uma atualização que lhe permitiu oferecer uma maior autonomia, na ordem dos 185 quilômetros.
Quais carros elétricos a Ford irá oferecer em 2023? Neste momento, quem quiser comprar um Ford sem emissões só pode optar pelo Mustang Mach-E, até à chegada do novo Explorer elétrico e de futuros modelos sem emissões, como o Puma elétrico.
Terminamos a nossa lista dos carros elétricos que dirigiamos há uma década com uma curiosidade, com um dos primeiros carros elétricos de alta performance a ser lançado no mercado. No entanto, com uma produção estimada de 100 exemplares, apenas nove carros foram vendidos.
Era um modelo bastante exclusivo e caro que oferecia um elevado desempenho graças à utilização de quatro motores: atingia uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada) e acelerava dos 0 aos 100 em 3,9 segundos.
Quais carros elétricos a Mercedes-Benz irá oferecer em 2023? Para além dos modelos exclusivos AMG e Maybach, a Mercedes-Benz tem uma linha EQ elétrica abrangente, composta pelos sedãs EQE e EQS, bem como pelos SUV EQA, EQB, EQC, EQE e EQS.
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