Lamborghini Lanzador EV será 1º elétrico da marca e terá 1.341 cv
Uma versão de produção será lançada em 2028, dando ao Ferrari Purosangue um concorrente totalmente elétrico
Apesar da sua história com potentes supercarros V12, a Lamborghini também está de olho em um futuro elétrico. A marca italiana acaba de revelar o conceito Lanzador. Não se trata apenas de um exercício de design, mas sim um primeiro olhar sobre o primeiro carro elétrico do fabricante, que deverá chegar em 2028 como uma alternativa aos concorrentes de luxo.
Para fazer frente a modelos como o Ferrari Purosangue e o Rolls-Royce Spectre, o Lanzador deverá apresentar o desempenho superior ao da Ferrari com as proporções e a presença impressionantes do Rolls-Royce. Um estilo arrojado, um habitáculo futurista e, mais importante ainda, uma potência impressionante de 1.341 cavalos garantem a sua integração com outros modelos Lamborghini, com ou sem V12.
Galeria: Lamborghini Lanzador EV Concept
Lamborghin-EV
Como conceito, o Lanzador não tem muitos detalhes concretos sobre o conjunto propulsor elétrico que se encontra sob a sua pele arrojada. A Lamborghini afirma que o Lanzador terá motores duplos com uma potência específica elevada, o que lhe confere tração integral. A alimentar esses motores estará uma "bateria de alto desempenho, que também garante uma longa autonomia", mas, mais uma vez, sem detalhes revelados. No entanto, a Lamborghini vai falar de um número significativo: O Lanzador terá 1 megawatt de potência, o que se traduz no número de quatro dígitos do cavalinho.
O sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva ajudará a controlar toda essa potência, proporcionando um controle aerodinâmico preciso com um spoiler dianteiro móvel, lâminas laterais na traseira, um difusor extensível e persianas no sistema de cortina de ar. No seu modo mais eficiente, estes elementos aerodinâmicos ajustam-se para proporcionar uma resistência mínima ao vento, enquanto as definições de condução mais esportivas aumentam a força descendente para um melhor controle.
O Lamborghini Lanzador conta também com um sistema de suspensão ativa, com molas pneumáticas, amortecedores adaptativos e direção do eixo traseiro que melhoram o desempenho e a estabilidade. Da mesma forma, a vetorização precisa do torque ajuda a distribuir a potência pelos motores dianteiro e traseiro, com cada um a enviar potência para a direita e para a esquerda para proporcionar uma entrada em curva mais rápida e um comportamento mais equilibrado.
O uniforme do toureiro
Com proporções únicas em relação aos Lambos existentes, o Lanzador combina "elementos de desempenho ultra elevado do superesportivo Revuelto e a versatilidade animada de um Urus". Isso começa com uma maior distância ao solo do que inicialmente suspeitávamos, melhorando a usabilidade do carro em estradas ruins. Dada a nossa experiência anterior com Lamborghinis de elevada distância ao solo, o Lanzador pode ser bastante divertido de conduzir.
No entanto, pode ser necessário nos acostumar com estas proporções. Como um novo fator de forma na gama da empresa, o Lanzador parece um pouco alto e desajeitado. Embora o revestimento inferior da carroceria em preto brilhante ajude a reduzir a altura visual - se olhar para as partes azuis verá a silhueta de um supercarro - o Lanzador está apenas cerca de 10 cm mais baixo em relação ao solo do que um Urus. No entanto, a sua carroceria simplificada e modernizada é muito mais limpa e tradicionalmente mais atrativa do que o Revuelto, e é possível que os futuros Lambos sejam igualmente atenuados.
Apesar das suas proporções e forma modernizadas, o conceito Lanzador continua a ter uma série de sinais de design com a assinatura da Lamborghini, incluindo arcos geométricos de Gandini sobre as rodas (à la Countach) e um acento na carroceria em forma de Y destinado a recordar as entradas de ar de um carro com motor central.
A linha do teto, embora moldada para os passageiros traseiros, mantém a silhueta de um Lamborghini moderno, enquanto as lanternas traseiras de três elementos estabelecem um paralelo com o modelo híbrido plug-in Revuelto. A forma da abertura da luz de rodagem diurna até se assemelha um pouco à do antigo Murcielago, com as janelas traseiras a imitarem as entradas de ar extensíveis "batwing" desse veículo.
Espaço na medida
Aqueles que procuram um pouco de drama ficarão tristes por saber que o Lanzador tem portas de abertura tradicional, e não as tesouras tornadas famosas por todos os supercarros V12 desde o Countach. Estas portas dão acesso a um interior de aspeto espaçoso, como acontece com os coupés eesportivos, com bancos traseiros reconfiguráveis e uma grande porta-malas que melhora a utilização no dia a dia. O conceito de "cockpit" caraterístico da Lamborghini surge à frente, onde o condutor e o passageiro da frente se sentam atrás de um painel de instrumentos em forma de Y, com uma ponte de console central flutuante a separá-los.
Um painel de instrumentos digital e uma tela do lado do passageiro tratam das tarefas de infoentretenimento, enquanto uma possível tela sensível central está notavelmente ausente. Em vez disso, encontrará uma série de botões e interruptores ao longo do console, alguns controlando as telas e outros controlando o automóvel. E, como em todos os Lamborghinis modernos, o botão de ignição encontra-se por baixo de uma porta de lançamento de mísseis, enquanto um botão de alternância controla a seleção de marcha à frente e marcha-atrás.
De acordo com a Lamborghini, o habitáculo também utiliza materiais amigos do ambiente. Por exemplo, os bancos tem lã Merino proveniente de ovelhas australianas que produzem um novo velo todos os anos, o que torna o material renovável (embora alguns defensores dos direitos dos animais possam salientar que as ovelhas só precisam ser tosquiadas em resultado da domesticação humana). A lã do painel de instrumentos, dos painéis das portas e dos estofos dos bancos é feita com fios feitos de nylon reciclado e a espuma dos bancos é feita de plástico reciclado e impressa em 3D para reduzir os resíduos.
A Lamborghini também utiliza couro curtido de forma sustentável no habitáculo, processando-o com água residual da produção de azeite. De outra forma, a água teria de ser tratada numa estação de tratamento de águas residuais devido à sua elevada acidez e efeito fitotóxico, mas pode ser reutilizada pelos fabricantes de produtos químicos para produzir agentes de curtimento. A Lamborghini também se orgulha da sinergia italiana entre os seus supercarros e a indústria de azeite do país.
O coração de um touro
O conceito Lamborghini Lanzador é a mais recente prova do novo ethos de descarbonização da empresa, chamado Direzione Cor Tauri. A estrela mais brilhante da constelação de Touro, Cor Tauri também significa "o coração de um touro" em latim. O fabricante de automóveis está apontando para Cor Tauri como um símbolo de aspiração, reduzindo a sua pegada de carbono sem abandonar o espírito do touro que Feruccio Lamborghini idealizou.
Para começar, todos os Lamborghini serão electrificados de alguma forma até ao final de 2024, com o Lanzador chegando em 2028 como o quarto modelo da gama do fabricante (e o seu primeiro veículo elétrico). O Lanzador com especificações de produção será construído perto da sede da empresa em Sant'Agata Bolognese, onde já planos para contratação de mais funcionários para apoiar o desenvolvimento e a produção do veículo elétrico.
O preço está obviamente longe de ser anunciado, mas considerando que o Lambo mais barato exige atualmente bem mais de 200.000 dólares e o Revuelto atinge os 600 mil euros, não espere que o Lanzador seja barato.
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