Apesar da sua história com potentes supercarros V12, a Lamborghini também está de olho em um futuro elétrico. A marca italiana acaba de revelar o conceito Lanzador. Não se trata apenas de um exercício de design, mas sim um primeiro olhar sobre o primeiro carro elétrico do fabricante, que deverá chegar em 2028 como uma alternativa aos concorrentes de luxo.

Para fazer frente a modelos como o Ferrari Purosangue e o Rolls-Royce Spectre, o Lanzador deverá apresentar o desempenho superior ao da Ferrari com as proporções e a presença impressionantes do Rolls-Royce. Um estilo arrojado, um habitáculo futurista e, mais importante ainda, uma potência impressionante de 1.341 cavalos garantem a sua integração com outros modelos Lamborghini, com ou sem V12.

Galeria: Lamborghini Lanzador EV Concept

Lamborghin-EV

Como conceito, o Lanzador não tem muitos detalhes concretos sobre o conjunto propulsor elétrico que se encontra sob a sua pele arrojada. A Lamborghini afirma que o Lanzador terá motores duplos com uma potência específica elevada, o que lhe confere tração integral. A alimentar esses motores estará uma "bateria de alto desempenho, que também garante uma longa autonomia", mas, mais uma vez, sem detalhes revelados. No entanto, a Lamborghini vai falar de um número significativo: O Lanzador terá 1 megawatt de potência, o que se traduz no número de quatro dígitos do cavalinho.

O sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva ajudará a controlar toda essa potência, proporcionando um controle aerodinâmico preciso com um spoiler dianteiro móvel, lâminas laterais na traseira, um difusor extensível e persianas no sistema de cortina de ar. No seu modo mais eficiente, estes elementos aerodinâmicos ajustam-se para proporcionar uma resistência mínima ao vento, enquanto as definições de condução mais esportivas aumentam a força descendente para um melhor controle.

Lamborghini Lanzador Concept - Details (3)

O Lamborghini Lanzador conta também com um sistema de suspensão ativa, com molas pneumáticas, amortecedores adaptativos e direção do eixo traseiro que melhoram o desempenho e a estabilidade. Da mesma forma, a vetorização precisa do torque ajuda a distribuir a potência pelos motores dianteiro e traseiro, com cada um a enviar potência para a direita e para a esquerda para proporcionar uma entrada em curva mais rápida e um comportamento mais equilibrado.

O uniforme do toureiro

Com proporções únicas em relação aos Lambos existentes, o Lanzador combina "elementos de desempenho ultra elevado do superesportivo Revuelto e a versatilidade animada de um Urus". Isso começa com uma maior distância ao solo do que inicialmente suspeitávamos, melhorando a usabilidade do carro em estradas ruins. Dada a nossa experiência anterior com Lamborghinis de elevada distância ao solo, o Lanzador pode ser bastante divertido de conduzir.

Lamborghini Lanzador Concept (8)
Lamborghini Lanzador Concept (6)
Lamborghini Lanzador Concept (7)

No entanto, pode ser necessário nos acostumar com estas proporções. Como um novo fator de forma na gama da empresa, o Lanzador parece um pouco alto e desajeitado. Embora o revestimento inferior da carroceria em preto brilhante ajude a reduzir a altura visual - se olhar para as partes azuis verá a silhueta de um supercarro - o Lanzador está apenas cerca de 10 cm mais baixo em relação ao solo do que um Urus. No entanto, a sua carroceria simplificada e modernizada é muito mais limpa e tradicionalmente mais atrativa do que o Revuelto, e é possível que os futuros Lambos sejam igualmente atenuados.

Apesar das suas proporções e forma modernizadas, o conceito Lanzador continua a ter uma série de sinais de design com a assinatura da Lamborghini, incluindo arcos geométricos de Gandini sobre as rodas (à la Countach) e um acento na carroceria em forma de Y destinado a recordar as entradas de ar de um carro com motor central.

A linha do teto, embora moldada para os passageiros traseiros, mantém a silhueta de um Lamborghini moderno, enquanto as lanternas traseiras de três elementos estabelecem um paralelo com o modelo híbrido plug-in Revuelto. A forma da abertura da luz de rodagem diurna até se assemelha um pouco à do antigo Murcielago, com as janelas traseiras a imitarem as entradas de ar extensíveis "batwing" desse veículo.

Lamborghini Lanzador Concept (10)
Lamborghini Lanzador Concept (4)

Espaço na medida

Aqueles que procuram um pouco de drama ficarão tristes por saber que o Lanzador tem portas de abertura tradicional, e não as tesouras tornadas famosas por todos os supercarros V12 desde o Countach. Estas portas dão acesso a um interior de aspeto espaçoso, como acontece com os coupés eesportivos, com bancos traseiros reconfiguráveis e uma grande porta-malas que melhora a utilização no dia a dia. O conceito de "cockpit" caraterístico da Lamborghini surge à frente, onde o condutor e o passageiro da frente se sentam atrás de um painel de instrumentos em forma de Y, com uma ponte de console central flutuante a separá-los.

Um painel de instrumentos digital e uma tela do lado do passageiro tratam das tarefas de infoentretenimento, enquanto uma possível tela sensível central está notavelmente ausente. Em vez disso, encontrará uma série de botões e interruptores ao longo do console, alguns controlando as telas e outros controlando o automóvel. E, como em todos os Lamborghinis modernos, o botão de ignição encontra-se por baixo de uma porta de lançamento de mísseis, enquanto um botão de alternância controla a seleção de marcha à frente e marcha-atrás.

Lamborghini Lanzador - Interiors (5)
Lamborghini Lanzador - Interiors (2)
Lamborghini Lanzador - Interiors (9)

De acordo com a Lamborghini, o habitáculo também utiliza materiais amigos do ambiente. Por exemplo, os bancos tem lã Merino proveniente de ovelhas australianas que produzem um novo velo todos os anos, o que torna o material renovável (embora alguns defensores dos direitos dos animais possam salientar que as ovelhas só precisam ser tosquiadas em resultado da domesticação humana). A lã do painel de instrumentos, dos painéis das portas e dos estofos dos bancos é feita com fios feitos de nylon reciclado e a espuma dos bancos é feita de plástico reciclado e impressa em 3D para reduzir os resíduos.

A Lamborghini também utiliza couro curtido de forma sustentável no habitáculo, processando-o com água residual da produção de azeite. De outra forma, a água teria de ser tratada numa estação de tratamento de águas residuais devido à sua elevada acidez e efeito fitotóxico, mas pode ser reutilizada pelos fabricantes de produtos químicos para produzir agentes de curtimento. A Lamborghini também se orgulha da sinergia italiana entre os seus supercarros e a indústria de azeite do país.

Lamborghini Lanzador - Interiors (12)
Lamborghini Lanzador - Interiors (13)

O coração de um touro

O conceito Lamborghini Lanzador é a mais recente prova do novo ethos de descarbonização da empresa, chamado Direzione Cor Tauri. A estrela mais brilhante da constelação de Touro, Cor Tauri também significa "o coração de um touro" em latim. O fabricante de automóveis está apontando para Cor Tauri como um símbolo de aspiração, reduzindo a sua pegada de carbono sem abandonar o espírito do touro que Feruccio Lamborghini idealizou.

Para começar, todos os Lamborghini serão electrificados de alguma forma até ao final de 2024, com o Lanzador chegando em 2028 como o quarto modelo da gama do fabricante (e o seu primeiro veículo elétrico). O Lanzador com especificações de produção será construído perto da sede da empresa em Sant'Agata Bolognese, onde já planos para contratação de mais funcionários para apoiar o desenvolvimento e a produção do veículo elétrico.

O preço está obviamente longe de ser anunciado, mas considerando que o Lambo mais barato exige atualmente bem mais de 200.000 dólares e o Revuelto atinge os 600 mil euros, não espere que o Lanzador seja barato.