page ad skin

Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born

Baixa demanda obriga montadora alemã a redefinir a estratégia em Zwickau, maior fábrica de veículos elétricos do grupo na Europa

Volkswagen ID.3

Esta semana começa com mais notícias preocupantes sobre a fábrica de Zwickau do Grupo Volkswagen, que é a maior fábrica de veículos elétricos do grupo na Europa.

De acordo com a Automobilwoche e MDR (via Electrive), a Volkswagen está interrompendo totalmente a produção do Volkswagen ID.3 e do hatch Cupra Born nesta semana e essa pausa deve continuar até o final deste ano.

Galeria: A fábrica da Volkswagen em Zwickau

Lembremos que a dupla de hatchbacks compactos baseados na plataforma MEB, produzidos na mesma linha de produção em Zwickau, já teve uma pausa de duas semanas em outubro, enquanto em novembro (após retomar a produção) a empresa cancelou o terceiro turno.

Parece que as questões de demanda são tão grandes e desafiadoras que as medidas anteriores não resolveram a desproporção entre oferta e demanda. Agora, estamos falando de uma paralisação total da produção de ambos os modelos por um mês inteiro.

Volkswagen ID.3

Volkswagen ID.3

Nascido em Cupra

Cupra Born

Para piorar, a linha de produção responsável pelos crossovers/SUVs (Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron) em Zwickau está parada há cerca de três semanas (a maior parte de novembro) devido a uma oferta insuficiente de novas unidades de propulsão traseira. O problema com as novas unidades do trem de força APP550 do Grupo Volkswagen também afeta outras fábricas na Europa.

A boa notícia, de acordo com a apuração, é que a produção deve finalmente recomeçar nesta semana. No entanto, não está claro se será em grande escala ou em uma base limitada.

Volkswagen ID.4 2023

Volkswagen ID.4 2023

Audi Q4 e-tron 45 quadtro de 2022 com especificação europeia 5

Audi Q4 e-tron 45 quattro

A imprensa alemã relata que a situação do Grupo Volkswagen é "crítica" depois que o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schaefer, alertou a equipe sobre a falta de competitividade da marca.

A fábrica de Zwickau não estendeu os contratos com 269 funcionários este ano, e o porta-voz da empresa disse que quase 500 funcionários temporários não serão efetivados no próximo ano. Os cortes de empregos associados à redução da produção podem continuar em 2024, explica a matéria.