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Audi A6 Avant e-tron: versão elétrica da perua aparece em testes

Antecipado por um conceito, modelo manteve alguns elementos de design e será apresentado em 2024

Audi A6 Avant e-tron em testes

O Audi A6 Avant e-tron já foi mostrado como um estudo, antecipado por um conceito que confirmou a ideia de lançar uma perua elétrica. O modelo já está nas ruas e começa a aparecer com pouca camuflagem, mostrando que manteve alguns detalhes do design do protótipo, como a iluminação em LED bem fina, mas com claras diferenças, como a existência de um esquema de faróis duplos.

Estes faróis são o destaque do Audi A6 Avant e-tron, pois é a nova identidade visual da fabricante, visto também no Q6 e-tron e no conceito Grandsphere. É curioso com muitas marcas estão adotando algo semelhante. Até mesmo a BMW, sua principal concorrente, está usando este estilo no X7.

Audi A6 e-tron Avant als Erlkönig
Audi A6 Avant e-tron Concept

O conceito até tinha os faróis divididos, porém o segundo conjunto era bem mais discreto e com um formato redondo. A versão final está com um farol horizontal maior. Outro item mantido foi a entrada de ar no para-choque, usando uma borda em forma de "L". Este carro de testes estava até mesmo com câmeras no lugar dos retrovisores laterais.

Galeria: Audi A6 Avant e-tron em testes

Na traseira, o carro-conceito tinha uma faixa de luz contínua que, ao contrário da maioria de seus concorrentes, é bastante espessa. O A6 Avant e-tron de produção deve manter esta lanterna, que está escondida atrás de adesivos. Assim como o conceito, a perua também terá uma traseira mais voltada para o estilo do que o uso. Isso significa que o vidro traseiro é bastante plano, o que é bom para a aparência e a aerodinâmica, mas menos vantajoso para o volume do porta-malas.

Audi A6 e-tron Avant als Erlkönig
Audi A6 Avant e-tron Concept

Assim como o Q6 e-tron, o Audi A6 e-tron e sua versão perua são baseados na nova Premium Electric Platform (PPE), que também está por trás do novo SUV elétrico da Porsche. A tecnologia será semelhante à do Macan elétrico, ou seja, motores de ímã permanente e uma bateria de 100 kWh que permite percorrer até 700 quilômetros de uma só vez.

Enquanto a arquitetura MEB do Grupo Volkswagen pode ser equipado com células retangulares ou prismáticas, o PPE usa exclusivamente células prismáticas. Um sistema de 800 volts é padrão, permitindo o carregamento com até 270 kW. O conceito tinha um total de 350 kW (476 cv) de potência e tração integral; de acordo com rumores, haverá também um RS6 e-tron com cerca de 450 kW (612 cv) - o Macan elétrico também tem essa potência. No entanto, é provável que a tração traseira também seja oferecida.

Um inversor de carbeto de silício particularmente eficiente funciona no eixo traseiro. É por isso que a tração integral também tem tração traseira; em condições normais de direção, o carro só é movido pelo eixo traseiro. O conceito tinha 4,96 metros de comprimento e (apesar da bateria no assoalho) apenas 1,44 metros de altura.

Há rumores de que o A6 e-tron chegará ao mercado no início do próximo ano. A station wagon competirá com a BMW i5 Touring, que também será lançada em breve e, como o i5 sedã, provavelmente estará disponível com tração traseira de 250 kW (340 cv) e como um modelo de tração integral de 442 kW (601 cv). Embora as opções de motor possam ser semelhantes na Audi, é provável que a marca das quatro argolas esteja bem à frente em termos de autonomia, já que o BMW i5 normal já consegue um máximo de 582 km, enquanto a Audi anunciou 700 km para a perua.