Em entrevista recente, o CEO da Tesla, Elon Musk, deu declarações polêmicas sobre o desenvolvimento da indústria automotiva na China, especialmente em relação aos carros elétricos. O executivo alertou para o avanço do país no setor e declarou que montadoras tradicionais estão em desvantagem na corrida pela eletrificação, correndo sério risco de perder espaço no cenário global. Musk usou até mesmo a palavra "demolir".
“Se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas [montadoras chinesas] praticamente demolirão a maioria das outras empresas automobilísticas do mundo”, disse em conversa com a agência de notícias Reuters. O bilionário, além de reconhecer o risco, elogiou a indústria chinesa e afirmou que os carros chineses “são extremamente bons”. "São hoje as marcas mais competitivas do mundo", completou.
Fábrica da BYD na China
O alerta de Musk acontece logo depois de a BYD superar a Tesla como maior marca de carros elétricos do mundo no último trimestre de 2023. Além disso, a China ultrapassou o Japão e assumiu o posto de maior exportador mundial de automóveis em 2023 - posição que certamente deverá manter em 2024 graças ao avanço conquistado em mercados internacionais.
Falando em avanço, a Europa não tem visto com bons olhos a chegada das marcas chinesas na região e acusa as empresas da prática de dumping (comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção para ganhar mercado). Governos locais estão implementando tarifas e regulamentos protecionistas para evitar uma enxurrada de carros chineses, e até mesmo a uma investigação está sendo realizada por parte da Comissão Europeia.
Gigafactory da Tesla na China
Além de Musk, demonstra preocupação com a China o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. Segundo o executivo, a indústria automobilística global tem uma “grande luta” pela frente e o principal antagonista é a indústria automotiva chinesa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país