A Índia e a Itália não são os únicos países que estão conversando com a Tesla sobre a construção de uma Gigafactory. A gigante de Elon Musk está, de fato, procurando um lugar ideal para construir uma nova fábrica dedicada à produção de baterias e carros elétricos há algum tempo.
E agora a Tailândia foi adicionada à lista, com a Reuters relatando detalhes de uma reunião recente entre executivos da empresa americana e o primeiro-ministro tailandês Srettha Thavisin.
De acordo com a declaração do primeiro-ministro, a Tesla deveria realizar uma inspeção no final de 2023 para avaliar a viabilidade do projeto. Por sua vez, o governo da península teria oferecido um terreno de 3,2 milhões de metros quadrados, com a possibilidade de alimentar toda a fábrica com energia "verde".
Em breve, saberemos o que a Tesla decidiu, já que a marca norte-americana deve começar a construir a fábrica (onde quer que seja) até o final de 2024. O fato é que a Tailândia poderia jogar várias cartas a seu favor para ser ainda mais atraente do que outros países.
Bangkok é a principal fabricante e exportadora de veículos na região do Sudeste Asiático e pretende se tornar o principal centro de produção de carros elétricos (já possui fábricas de BYD e GWM) em um futuro próximo, bem como um dos mercados mais importantes de toda a Ásia.
Falando em números, atualmente mais de 2 milhões de veículos são produzidos anualmente na Tailândia. A propósito, a Tesla só recentemente desembarcou no país, com pedidos de seus modelos abertos no final de 2022, com as primeiras entregas ocorrendo em 2023. Em resumo, será que os próximos Teslas falarão (também) tailandês?
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla