Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Alfa Romeo para este ano, o crossover Milano 2025 acaba de ser oficialmente apresentado na Europa. Desenvolvido com base na nova linguagem de design da marca, o modelo chama atenção pelas linhas agressivas e dinâmicas e pelo conjunto mecânico sempre eletrificado (seja híbrido ou puramente elétrico). A oferta já foi iniciada através de pré-venda, com entrega prevista para as próximas semanas.
Por fora, o Milano 2025 exibe agressividade particular no design do para-choque e dos faróis, além de grade com duas opções de grelha. Na primeira, batizada de Leggenda, malha é fina e conta com a inscrição Alfa Romeo em estilo retrô. Na segunda, chamada de Progresso, a peça é vazada e reflete no formato as linhas do logotipo da marca. Chamam atenção ainda as rodas de até 20 polegadas e as lanternas envoltas em acabamento na cor preta.
Na cabine, o quadro de instrumentos tem tela digital de 10,25 polegadas e a multimídia, também de 10,25 polegadas, conta com inteligência artificial ChatGPT e posicionamento levemente inclinado para o lado do motorista. Os bancos tem formato esportivo nas versões mais caras e conta com apoios de cabeça integrados. As variantes elétricas possuem porta-malas principal com volume de 400 litros e um pequeno espaço adicional na frente (volume não especificado).
Mecanicamente, o Milano 2025 terá duas versões elétricas. A primeira, Elettrica, conta com único motor elétrico no eixo dianteiro e potência de 154 cv, além de bateria com capacidade de 54 kWh e 410 km de autonomia no ciclo WLTP. A segunda, Elettrica Veloce, tem pegada mais esportiva e potência ampliada para 240 cv. Há ainda deslizamento limitado Torsen, distância ao solo reduzida em 25 mm, barras estabilizadoras mais rígidas, freios a disco de 380 mm com pinças de quatro pistões e a direção mais precisa.
Outra opção é a configuração híbrida, que adota motor 1.2 turbo a gasolina de 136 cv associado ao propulsor elétrico de 21 kW. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. Nos modelos com tração integral Q4, um segundo motor elétrico de 28,5 cv é adicionado ao eixo traseiro.
Estruturalmente, o Milano toma como base a plataforma CMP já usada por outros carros do grupo Stellantis, como Jeep Avenger, Fiat 600, Peugeot 208 e Lancia Ypsilon. Toda produção será concentrada fábrica de Tychy, na Polônia. As medidas incluem 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos.
Em termos comerciais, o Milano terá “a importante tarefa de fortalecer ainda mais a presença global da Alfa Romeo”, como disse o CEO da empresa, Jean-Philippe Imparato. A Stellantis espera que, a partir do próximo ano, o Milano represente cerca de 40% do volume anual de vendas da Alfa Romeo. Será o carro-chefe da marca e terá a missão de ajudar na concretização da meta de estabelecer um novo recorde histórico de vendas.
Até hoje, o melhor ano comercial da Alfa Romeo foi em 1990, quando 223.643 unidades forma vendidas. Para efeito de comparação, a marca emplacou em todo o mundo em 2023 aproximadamente 68.000 carros.
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