O Volkswagen ID.3 é certamente um fruto proibido para os mercados fora da Europa e China. Pequeno, relativamente barato e menos bombado do que o tipo de crossover ID.4, o ID.3 tem encontrado seu espaço na Europa. Mas, parece que a Volkswagen ainda não pretende abandonar o ID.3: a marca alemã introduziu três novos modelos e baixou um pouco o preço para aumentar o apelo do carro.
É claro que isso vem logo após o facelift do ID.3 recentemente revelado pela Volkswagen. O ID.3 2024 tem algumas pequenas mudanças estilísticas, como um novo para-choque dianteiro e uma tela de informação e entretenimento revisada. A verdadeira história são as três versões de acabamento da marca para o ID.3: Pro, Pure e GTX.
Começando pelo topo da linha, temos o GTX. O hot hatch elétrico semelhante ao GTI está oficialmente à venda aqui. Esse carro vem com um motor de 285 cavalos de potência voltado para o desempenho, alimentado por uma bateria de 79 kWh. Juntos, os dois podem fornecer até 375 milhas de autonomia (605 km) no ciclo europeu WLTP, um pouco mais brando.
Para mostrar o quanto o GTX é esportivo, ele está repleto de emblemas com contornos vermelhos por dentro e por fora e um para-choque dianteiro específico para o GTX. As rodas de 20" também são específicas para o GTX. O ID.3 Pro S recebe as mesmas atualizações visuais e de informação e entretenimento que o restante da linha, mas agora o motor traseiro tem potência nominal de 228 cavalos.
A Volkswagen também introduziu um novo modelo de entrada básico: o ID.3 Pure. Com apenas 168 cavalos de potência e 52 kWh de bateria, esse veículo elétrico com alcance de 241 milhas completa (387 km) a parte inferior da linha ID.3. O preço começa em 36.900 euros (R$ 210 mil), bem abaixo do preço de 47.595 euros (R$ 210.000) do Pro.S.
Além disso, o ID.3 agora tem o pré-condicionamento da bateria ativado, algo de que os proprietários se queixaram no passado. Ele pode ser ativado manualmente ou será ligado automaticamente quando o carro estiver a caminho de uma estação de carregamento rápido DC. Esse pré-aquecimento permite que o ID.3 atinja até 175 kW (238 cv) de potência, muito mais rápido do que a potência máxima de 120 kW (163 cv) do antecessor.
Embora eu ache que a Volkswagen tenha cometido um grave erro ao não vender o ID.3 aqui nos EUA e no Canadá para capturar a quantidade surpreendentemente grande de compradores de EVs acessíveis em busca de algo que não seja um crossover, essas atualizações mostram que a VW está tentando se defender do ataque de EVs chineses com preços razoáveis.
Com um preço base de 36.900 (R$ 210.000), o novo ID.3 está a um passo do BYD Dolphin e do MG 4, ambos de porte semelhante, que começam na faixa de 33.000 a 35.000 (R$ 188 mil a R$ 200 mil).
Será que a Volkswagen terá sucesso com o ID.3 atualizado? Teremos de esperar para ver, especialmente porque a BYD e a MG estão fazendo grandes incursões no mercado de veículos elétricos da Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Volkswagen ID.3 pode ter produção encerrada em fábrica na Alemanha