O preço médio dos veículos elétricos usados caiu drasticamente no último ano nos Estados Unidos, atingindo seu ponto mais baixo em maio de 2024, devido a uma combinação de várias forças de mercado.

Historicamente, o VE usado médio tem sido muito mais caro do que o carro a gasolina usado médio, mas essa tendência mudou completamente nos últimos meses. Os VEs usados agora estão se tornando mais baratos do que os carros a gasolina. Espera-se que esse abismo aumente ainda mais nos próximos meses.

A empresa de pesquisa automotiva iSeeCars analisou mais de 2,2 milhões de carros usados de um a cinco anos vendidos entre maio de 2023 e maio de 2024. Ela descobriu que o preço médio dos VEs usados caiu 29,5% em relação ao ano anterior. Os preços dos carros usados movidos a gasolina também caíram, mas apenas em uma média de 6,1%.

Em maio de 2024, o preço médio de um VE usado do último modelo era de US$ 28.767 (R$ 156.000), 8,3% abaixo do preço médio de um carro a gasolina de último modelo, que era de US$ 31.424 (R$ 170.000). Esses preços destacam uma grande mudança em relação a um ano atrás, quando o VE médio usado custava US$ 40.783 e o carro a gasolina médio usado custava US$ 33.469.

Vários fatores podem estar reduzindo os preços dos VEs usados. No início de 2024, novas regras entraram em vigor, tornando os créditos fiscais federais disponíveis para os compradores no ponto de venda. Em vez de esperar até o início da temporada fiscal, os compradores agora podem obter benefícios de crédito fiscal no momento em que entram nas concessionárias para comprar um VE novo ou usado, reduzindo significativamente os preços de compra.

Outros fatores podem incluir o aumento da concorrência, a queda dos preços do lítio e a melhoria da fabricação.

"Não há como negar a queda nos valores dos VEs usados no último ano", disse Karl Brauer, analista executivo da iSeeCars. "Vimos os preços dos VEs caírem entre 30% e 40% desde junho do ano passado, enquanto o preço médio dos carros a gasolina caiu apenas 3% a 7% no mesmo período", acrescentou.

Então, quais modelos de VEs usados estão exatamente mais baratos agora? Para começar, os Tesla Model 3 de um a cinco anos de idade custavam, em média, cerca de US$ 37.000 (R$ 200 mil) há um ano. Hoje, se você tiver sorte, poderá adquirir um Model 3 usado por menos de US$ 29.000 (R$ 157.000). (Os preços variam regionalmente e dependem da idade e das condições dos EVs, além dos subsídios estaduais e locais).

 

Para fins de comparação, o preço médio do BMW Série 3 usado movido a gasolina é de US$ 33.245 (R$ 180 mil). Há um ano, um Model 3 usado custava US$ 2.635 a mais do que um Série 3 usado. Hoje, ele é  US$ 4.806 (R$ 4.800) mais barato do que o BMW.

O abismo entre os SUVs elétricos premium de porte médio e os carros a gasolina premium de porte médio também está diminuindo. Há um ano, um Tesla Model Y usado custava, em média, US$ 39.502 (R$ 213.000). Isso representava US$ 4.570 (R$ 24.000) a mais do que o preço médio de um BMW X3 a gasolina usado.

Hoje, a diferença de preço é de apenas US$ 175. Um Model Y usado teve um preço médio de US$ 34.734 em maio de 2024, enquanto um X3 usado custa cerca de US$ 34.559.

Os dez principais carros no mercado de carros usados que registraram grandes quedas de preço ano a ano incluem o Jaguar I-Pace, o Chevrolet Bolt EV, o Hyundai Kona Electric, o Kia Niro EV e o Nissan Leaf.

 

A paridade de preços com os carros a gasolina não é mais uma meta inatingível. Embora os EVs usados custem muito menos para comprar e manter em comparação com os carros a gasolina usados, estamos vendo uma tendência semelhante entre os elétricos novos.

Há uma safra crescente de VEs de longo alcance com preços bem abaixo do preço médio de transação de um carro novo. Com VEs usados e novos de longo alcance mais baratos do que nunca, podemos estar perto de resolver o problema da acessibilidade dos VEs.