A Xpeng finalmente revelou as primeiras imagens e detalhes do Mona M03, seu mais novo sedã elétrico que se destaca por ser o mais aerodinâmico da categoria, ostentando um coeficiente de arrasto (Cd) de apenas 0.194.
A empresa chinesa dedicou grande atenção à aerodinâmica do Mona M03, empregando diversos recursos para reduzir a resistência do ar e otimizar o fluxo de ar ao redor do veículo. Entre os destaques estão:
Além da aerodinâmica excepcional, o Mona M03 também se beneficia de um peso mais baixo considerando sua categoria, com versões pesando entre 1.631 kg e 1.739 kg. As proporções do veículo também são consideradas ideais para um design eficiente, com um aspecto de 1,31, comprimento/altura de 3,31 e altura do pneu de 0,47.
O Mona M03 será equipado com motores elétricos de 140 kW (190 cv) ou 160 kW (218 cv) e baterias Blade de fosfato ferro lítio da FinDreams, subsidiária da BYD. A autonomia estimada é de até 600 km, mas a Xpeng ainda não divulgou dados oficiais. O preço inicial previsto é de cerca de 150.000 yuans (aproximadamente R$ 110.000).
O lançamento oficial do Mona M03 está previsto para o terceiro trimestre de 2024. A série Mona é fruto de uma colaboração entre a Xpeng e a Didi Chuxing, gigante do transporte por aplicativo na China. O nome "Mona" significa "Made Of New AI" (Feito com Nova Inteligência Artificial) e reflete a missão da marca de promover EVs inteligentes com IA em todo o mundo, sugerindo ambições globais para o veículo.
Nesse sentido, vale lembrar que durante o último Salão de Pequim, executivos da Xpeng confirmaram que o Brasil está no radar marca e mais detalhes serão divulgados em breve. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Xpeng: novos carregadores ultrarrápidos para 200 km de alcance em 3 minutos
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Mona: nova submarca da Xpeng é baseada em inteligência artificial
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Carros elétricos chineses: 5 marcas que conquistariam os EUA