O moderno GMC Hummer EV se baseia na nostalgia associada ao nome Hummer e atrai ainda mais as pessoas com especificações impressionantes, como um conjunto de três motores capaz de atingir até 1.000 cv de potência, direção nas quatro rodas, suspensão a ar e um interior luxuoso com todos os recursos.
Ele também é bastante caro, começando com pouco menos de US$ 100.000 para o 2X básico e chegando a mais de US$ 150.000 para o 3X Omega Edition com até 610 km de autonomia e até 1.000 cavalos de potência. Mas e se você pudesse ter o visual icônico da primeira geração do Hummer, o H1, e o desempenho estelar de um trem de força totalmente elétrico? Bem, graças ao Cyber Hummer da North American Electric Vehicles, você pode. Só há um problema.
Eu sempre tive uma paixão secreta pelo Humvee e pelo subsequente Hummer H1 civil. Eles não são particularmente eficientes, leves ou confortáveis, mas há algo em seu volume e em sua capacidade off-road que os torna atraentes. Isso, juntamente com o fato de o Humvee ter participado de várias guerras em todo o mundo desde sua introdução há quatro décadas.
É provável que esse fator de frescor tenha levado uma empresa canadense, conhecida pela sigla NAEV, a converter o veículo militar em um veículo elétrico. Mas o que se ganha e o que se perde ao transformar um off-roader lento movido a diesel com eixos portais em uma máquina movida a bateria?
Primeiro, vamos falar dos aspectos positivos. A NAEV afirma em seu site que usa uma bateria de alta voltagem de origem Tesla aninhada entre os trilhos do chassi original do Hummer. Um ou dois motores elétricos podem ser acoplados ao veículo para fornecer até 1.000 cavalos de potência, o que corresponde às especificações do Hummer EV moderno.
Espera-se que a autonomia máxima do Cyber Hummer seja de 480 km, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h por hora pode supostamente ser realizada em 2,5 segundos na versão mais potente. O EV convertido pesa aproximadamente 2.000 kg, cerca de metade do peso do GMC Hummer EV.
Dito isso, o trem de força original do Hummer H1 não existe mais, que incluía um motor a diesel (um motor a gasolina também era oferecido) sob o capô, uma transmissão, uma caixa de transferência, diferenciais com trava, freios internos e eixos portais. Em seu lugar, há uma suspensão independente de alumínio e uma configuração padrão de um motor por eixo, normalmente encontrada em outros EVs de produção em série.
A NAEV diz que o sistema de freio regenerativo da Tesla também está incluído, trabalhando em conjunto com os freios a disco hidráulicos Brembo. Em comparação com o H1 original no qual se baseia, o Cyber Hummer EV tem uma distância ao solo 1 polegada menor.
A carroceria de alumínio que fica em cima do chassi de aço foi modificada para eliminar a notória protuberância central do H1 e do Humvee, abrindo espaço para dois assentos extras. Isso torna o NAEV Cyber Hummer um veículo de seis lugares e bastante espartano (não que o H1 original fosse especialmente luxuoso, para começar).
Observando as poucas imagens disponíveis do H1 eletrificado, há pouquíssimas, ou nenhuma, comodidades em seu interior. Há uma tela central que provavelmente executa o Apple CarPlay e o Android Auto e o que parece ser um painel de instrumentos digital atrás do volante.
O painel de instrumentos é tão vazio quanto um hatchback econômico dos anos 1960 e os assentos são um pouco parecidos com os de um ônibus de transporte coletivo. Isso pode ser muito bom ou ruim, dependendo de como você encara a situação. Lembre-se de que essa não é a primeira tentativa da NAEV de eletrificar um Hummer, pois um projeto anterior manteve o grande console central.
O Cyber Hummer custa a partir de US$ 98.900 para o acabamento Baja com teto de tecido, sem janelas laterais, uma autonomia estimada de 300 milhas e um motor elétrico traseiro de 300 cv. Faça um upgrade para o Commander de US$ 119.900 e você terá uma capota rígida, portas adequadas com janelas e uma configuração de motor duplo com capacidade para 600 cv. A versão Executive, com especificação superior, custa US$ 139.900 e traz uma carroceria em estilo SUV, 1.000 cv e o menor tempo de 0 a 100 de todos os três.
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