Sempre questionadas, as baterias de carros elétricos podem durar mais que a própria vida útil do veículo. A conclusão vem de um estudo da Geotab, empresa de gerenciamento de frotas que, entre outras coisas, analisa dados telemáticos de VEs. Em 2019, a empresa informou que as baterias de veículos elétricos se degradam em 2,3%, em média, a cada ano. Agora, porém, há um novo estudo que mostra que as coisas estão ainda melhores.
Depois de analisar a integridade da bateria de quase 5.000 veículos elétricos de frotas e particulares, representando quase 1,5 milhão de dias de dados telemáticos, a Geotab descobriu que a taxa média anual de degradação das baterias de veículos elétricos modernos é de apenas 1,8%.
Segundo David Savage, vice-presidente da marca para o Reino Unido e Irlanda, no mais recente estudo da empresa que analisou a degradação das baterias de veículos elétricos ao longo do tempo. as baterias dos modelos mais recentes parecem ter capacidade de durar muito mais do que a vida útil do veículo e provavelmente não precisarão ser substituídas.
Isso é 22% melhor do que há cinco anos e, o que é mais reconfortante, os veículos com melhor desempenho têm uma taxa de degradação da bateria de apenas 1% ao ano.
"Ainda vemos a confiabilidade da bateria sendo usada como um bastão para derrotar os veículos elétricos. Esperamos que dados como os nossos possam finalmente acabar com esses mitos", disse Savage.
"O fato é que é improvável que um declínio de 1,8% na integridade da bateria tenha um impacto significativo nas necessidades diárias da maioria dos motoristas, e esse número só diminuirá ainda mais com os novos modelos de elétricos e a tecnologia aprimorada de baterias. As pessoas devem se sentir confiantes de que muitos elétricos atuais são adequados e econômicos para substituir uma série de veículos a combustão leves, médios e pesados."
O centro da BMW onde nascem as baterias Gen6
Uma taxa de degradação anual de 1,8% significa que, em 20 anos, a bateria de um eletrificado teoricamente ainda teria 64% de vida útil. Em outras palavras, teoricamente, ela ainda poderia atingir 64% de seus números originais de alcance. Portanto, no caso de um Tesla Model Y Long Range All-Wheel Drive, um dos EVs mais vendidos do mundo, sua autonomia original de 514 km seria reduzida para 329 km, o que ainda seria suficiente para dirigir na cidade ou até mesmo para viagens curtas.
Além disso, a Geotab disse que carros elétricos muito usados não apresentam taxas de degradação da bateria mais altas, o que significa que é possível obter números melhores quanto mais eles forem dirigidos. E o que é igualmente interessante é que a taxa de degradação das baterias dos veículos elétricos modernos é menor do que a dos componentes do trem de força dos veículos de combustão interna.
O conjunto de baterias Ultium do Hummer EV da GMC
Dito isso, lembre-se de que o estado de saúde de uma bateria não é diretamente proporcional à autonomia restante, mas eles estão relacionados. Isso ocorre porque a maioria, se não todos os carros modernos, tem "amortecedores" de proteção em ambos os estados de carga - é por isso que você frequentemente vê dois indicadores de capacidade da bateria, bruto e líquido.
Com o passar do tempo, esses buffers de proteção se tornarão cada vez menores, consumindo efetivamente as partes não utilizadas da bateria e aliviando a perda de autonomia que, de outra forma, o motorista poderia experimentar. Esses amortecedores acabarão se esgotando, e é nesse momento que o valor da autonomia finalmente cairá no chamado medidor de autonomia do carro.
Você pode pensar da seguinte forma: se a bateria do carro tinha originalmente uma capacidade bruta de 60 kWh, após 10 anos com 1% de degradação por ano, ela funcionaria efetivamente como uma bateria de 54 kWh.
Um dos principais fatores que podem afetar o estado de saúde é a temperatura. De acordo com a empresa de telemática de veículos, há uma grande diferença entre os carros que têm baterias resfriadas ativamente em comparação com aqueles com sistemas de ar passivos. O Tesla Model S 2015, que já é um carro elétrico mais moderno, conta com um sistema de resfriamento líquido ativo e tem uma taxa média de degradação da bateria de 2,3%, enquanto o Nissan Leaf 2015, resfriado a ar, tem 4,2%.
Outro fator que pode acelerar a degradação da bateria é a alta temperatura ambiente - para contornar esse problema, os proprietários devem tentar estacionar na sombra, se possível. Além disso, manter o estado de carga entre 20% e 80% é o ideal e prolongará a vida útil da bateria em comparação com estados de carga muito altos ou muito baixos.
A degradação da bateria é inevitável, mas estudos como esse mostram que alguns hábitos simples são suficientes para prolongar a vida útil do que é essencialmente a parte mais cara de um veículo elétrico.
Outros estudos mostraram que o carregamento rápido de DC não tem um impacto tão grande na vida útil da bateria em comparação com o carregamento de AC, como se pensava anteriormente, e que o carregamento contínuo de uma bateria baseada em LFP a 100% poderia, de fato, danificar as células.
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