Jeep testará Compass e Renegade híbridos no Brasil em 2020

Já vendidas lá fora, variantes PHEV ainda não tem planos de serem comercializadas no nosso mercado

Jeep Renegade PHEV Jeep Renegade PHEV

Além de lançamentos de peso como a picape Gladiator e o inédito SUV médio de 7 lugares, a Jeep também terá novidades eletrificadas no Brasil em 2020. Prova disso é a confirmação dada por Christian Meunier, presidente global da marca, de que as versões híbridas de Compass e Renegade serão trazidas para o país no ano que vem. Ao jornalista Jorge Moraes, o executivo confirmou que ambos os modelos virão ao país apenas para testes, mas fica a expectativa de que sejam colocados à venda posteriormente. Os dois já começaram a ser produzidos em Melfi, na Itália, e devem chegar às concessionárias dos principais países da Europa nos próximos meses.

Em ambos os modelos, o conjunto mecânico híbrido terá tração integral diferente do tradicional, chamado pela marca de eAWD. Enquanto o eixo dianteiro é movimentado pelo novo motor 1.3 turbo (derivado do nosso 1.3 Firefly e que chegará ao Brasil em 2021), o eixo traseiro é tocado por um motor elétrico que, trabalhando sozinho, chega a 50 km de autonomia. A potência combinada fica na faixa dos 240 cv na versão topo de gama (180 cv do 1.3 mais 60 cv do EV) e 190 cv nos acabamentos de entrada (respectivamente, 130 cv e 60 cv). A recarga da bateria (de íons-lítio e capacidade de 11,4 kWh) será feita pelo motor a combustão ou por tomada (plug-in e com tempo estimado de 3 horas no modo rápido).

Na comparação com as demais versões, Compass e Renegade PHEV têm ainda painel de instrumentos especial e detalhes específicos na multimídia. Além das vantagens óbvias de eficiência por conta da eletrificação, ambos prometem acelerações mais ágeis e respostas mais diretas do motor mesmo em condições off-road, por conta do torque instantâneo do motor elétrico.