Descontinuada oficialmente no início de 2010 em decorrência dos efeitos da crise econômica de 2008-2009, a icônica marca Hummer parece estar prestes a voltar ao mercado. Conforme revela reportagem do jornal norte-americano The Wall Street Journal, a General Motors ressuscitará a fabricante dentro de aproximadamente um ano e deverá oficializar o retorno em anúncio comercial a ser exibido no intervalo do Super Bowl, em fevereiro. A notícia certamente agradará a clientela que ficou órfã nesses últimos anos, mas aqueles de perfil mais purista provavelmente não aprovarão o novo posicionamento da marca. Isso porque a Hummer - acredite - renascerá produzindo veículos elétricos, dentro do programa de eletrificação da GM.
A estratégia parece bem inusitada, principalmente pelo fato de a Hummer ter um passado completamente antagônico aos conceitos atuais de sustentabilidade e eficiência energética. Para quem não lembra, a marca era conhecida mundialmente por produzir utilitários robustos e inspirados em veículos militares usados pelas forças armadas dos Estados Unidos. O portfólio era composto por SUVs e picapes, sempre equipados com motores grandes e beberrões.
Dentro de um novo conceito, a empresa voltará ao mercado produzindo veículos elétricos, sendo o primeiro deles uma picape de grande porte. Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas tudo indica que a novidade entrará em produção em 2021 e adotará a mesma plataforma que a GM desenvolve para a aguardada caminhonete elétrica da Chevrolet. A estratégia será associar a fama de robustez e a força comercial do nome Hummer à nova era da eletrificação.
Outra informação adiantada pelo jornal é que, apesar do retorno, a Hummer não será uma marca independente. A ideia será transformá-la em uma submarca da GMC, imprimindo na picape e nos demais veículos que serão lançados uma espécie de selo "Hummer by GMC". Especialistas dizem que a estratégia faz sentido, já que reviver a fabricante como marca própria demandaria tempo e altos investimentos. Dessa forma, será possível aproveitar toda a rede de concessionárias GMC , bem como sua base de clientes.
Fonte: The Wall Street Journal
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM afirma que GMC Hummer elétrico de produção ficará pronto em apenas 2 anos
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
FCA confirma picape elétrica da RAM e entra na briga com Cybertruck e Hummer EV
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
GMC Hummer elétrico mostra teto removível para "experiência ao ar livre"
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
GMC Hummer EV: tudo o que já sabemos sobre a super picape elétrica