O programa estratégico de eletrificação da Hyundai já começou em mercados considerados desenvolvidos, mas renderá frutos importantes também em países de economia emergente. Prova disso vem da Índia, onde o CEO local da marca, Seon Seob Kim, adiantou que em 2022 ficará pronto o desenvolvimento de um inédito SUV 100% elétrico. O novo modelo está sendo desenvolvido no próprio país e deverá ter posicionamento acessível em termos de preço.

"Estamos no processo de desenvolvimento de um EV para o mercado de massa, que será um produto acessível para o cliente indiano", disse Kim. "Vamos apresentá-lo nos próximos dois anos. Será um produto fabricado na Índia, mas que poderá ser exportado para outros mercados", acrescentou.

Galeria: Hyundai Kona Electric 2019

Detalhes sobre o projeto ainda são restritos, mas tudo indica que o modelo adotará uma plataforma de perfil flexível que será capaz de abrigar até mesmo motores a combustão. Dessa forma, além de totalmente elétrico, o novo SUV também terá opções híbridas e movidas a combustíveis fósseis. No caso da variante EV, especulações estimam autonomia entre 200 e 300 quilômetros, algo satisfatório dentro da proposta de um SUV elétrico de baixo custo para as massas.

No mercado indiano, o principal rival será o Tata Nexon EV. Já no portfólio da própria Hyundai, a novidade será posicionada abaixo do Kona EV (fotos), que tem feito relativo sucesso no país, porém custa caro para os padrões locais.