A Volkswagen adotou provavelmente a abordagem mais ambiciosa com a plataforma MEB (Modular Electric Drive Toolkit), pois será usada em dezenas de modelos por várias marcas do Grupo Volkswagen e até concorrentes (como a Ford). Além disso, o MEB em si não é a única plataforma proprietária de carros totalmente elétricos do Grupo VW.
A Autocar recentemente teve a oportunidade de perguntar a Klaus Bischoff, diretor de Design da Volkswagen, exclusivamente sobre os BEVs (modelos disponíveis apenas como carros elétricos a bateria) e disse claramente que seria "a decisão errada" não usar esse tipo de veículo.
Também estamos convencidos de que os modelos independentes e as plataformas elétricas dedicadas são o caminho certo a utilizar totalmente o potencial do acionamento elétrico. Você não precisa comprometer nada e, em uma escala de produção alta, os custos podem realmente ficar mais baixos.
De acordo com Klaus Bischoff, do ponto de vista do designer, os veículos elétricos a bateria sob medida (em comparação com várias opções de trem de força) oferecem "uma chance única de criar uma nova experiência do usuário e expressão de design” , permite uma "nova abordagem de design", novas proporções, para que haja mais espaço interior e tudo é digital.
“Manter [um carro elétrico] no espaço tradicional teria sido a decisão errada.
Mas, por outro lado, os designers precisam tomar cuidado para não serem ousados demais e não assustar os clientes, acrescenta ele.
“Estamos nessa jornada juntos. Se você for muito longe e entrar em um campo de design diferente, mas não equilibrado ou estilístico, poderá perder clientes. Você precisa ser corajoso, mas faça isso passo a passo. "
O interessante é que grande parte da indústria automotiva parece ter uma visão diferente de uma plataforma universal para lidar com modelos convencionais, híbridos, híbridos/elétricos e elétricos. A PSA Group, a BMW e a Volvo foram mencionados como exemplos.
Ele também tem suas próprias vantagens em termos de investimentos e flexibilidade de produção, mas, no final, acreditamos que os clientes estarão mais dispostos a comprar modelos sob medida, se realmente forem melhores.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km