BMW i4: sedã 100% elétrico pode se tornar o Série 4 mais potente
Sedã poderá render até 530 cv e 82,9 kgfm de torque máximo
Quando a BMW divulgou os planos para a próxima geração da Série 7 no início deste ano, prometeu oferecer seu modelo principal com motores a gasolina e diesel, acompanhados por uma variante 100% elétrica. Parece que será a mesma história com a Série 4, pois o M4 / M4 Competition será destronado pelo i4 em termos de potência. Essa é a história que estamos ouvindo da Autocar, que afirma que o i4 de estrada terá uma configuração de motor duplo com 530 cv e aproximadamente 82,9 kgfm de torque máximo.
Como esses números se comparam ao M4? Bem, a BMW ainda não revelou o carro, mas o 6-cilindros em linha deve entregar algo em torno de 503 cv. Isso representaria apenas 20 e poucos cavalos a menos que o i4, mas a diferença muito mais significativa será o torque. Embora se diga que o i4 tem aproximadamente 82,9 kgfm, o M4 Competition terá que se contentar com "apenas" 61,1 kgfm, desde que esse número seja emprestado do X4 M Competition.
Galeria: BMW Concept i4 2020
Há também a questão de quando o torque entra em ação, que no i4 estará disponível praticamente imediatamente, enquanto a unidade "S58" 3.0 litros bi-turbo só entrega a força total a 2.600 rpm no mencionado X4 M Competition.
Como em todos os veículos elétricos, o peso adicionado será um problema, já que a bateria afetará fortemente o peso do i4, afetando consequentemente a dirigibilidade e outras características importantes para os entusiastas da marca alemã. Dito isto, a BMW afirmou que o conceito cumpriria o 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Portanto o modelo de produção deve ser impressionantemente rápido, mesmo carregando o peso extra.
O Gran Coupe elétrico virá exclusivamente com o xDrive, já que um dos motores acionará as rodas dianteiras enquanto o outro acionará o eixo traseiro. Uma bateria grande de 80 kWh será suficiente para 600 quilômetros (método WLTP), ou provavelmente menos que isso baseado no ciclo mais realista da EPA.
Além de introduzir o M4 nos estilos usuais de carroceria Coupe e Cabriolet, aliado ao i4 de emissões zero, parece que a BMW também está planejando um M4 Gran Coupe para servir como motorização convencional do i4. Esse modelo permitiria que os bávaros seguissem o Audi RS5 Sportback, mas você terá que esperar até 2022 ou até um pouco mais para ver os modelos de duas portas. Curiosamente, a Autocar alega que a decisão por trás da concessão do selo de aprovação ao M4 Gran Coupe tem a ver com a popularidade do sedã na América do Norte e na China.
E sim, todos os M4s - mesmo o i4 - terão a enorme grade tamanho extra grande.
Nota: Projeção especulativa da versão de produção do BMW i4 no início da matéria.
Fonte: Autocar
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:30 Carros chineses conquistam o Brasil: busca por modelos 0 km dispara 220%
- 13:52 Marca de luxo da GWM, WEY chegará ao Brasil com SUV plug-in
- 12:37 BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
- 10:58 BYD Yuan Pro: SUV elétrico será lançado no Brasil até o final de 2024
- 09:45 Xiaomi SU7: carro elétrico teve mais de 75.000 pedidos em 28 dias
- 08:00 Volkswagen ID. Code: SUV elétrico antecipa design e tecnologias do futuro
- 17:00 Toyota revela dois novos SUVs elétricos, incluindo cupê projetado com a BYD
- 16:27 Perua elétrica de 965 cv é o novo carro topo de linha da BYD