• Siemens montou infraestrutura inovadora de carregamento para ônibus elétricos
  • Veículos podem ser recarregados em estações de até 450 kW

A mobilidade elétrica não se refere apenas a carros particulares. Um dos desafios mais exigentes é o que visa reduzir o impacto ambiental do transporte público, com o protagonismo dos ônibus elétricos (também em vista de sua "mudança rápida" de baterias).

Na Alemanha, onde o foco na eletricidade está aumentando, a Siemens lançou dois projetos, um em Leipzig e outro em Nuremberg, exatamente sobre esse tema. Eles têm características semelhantes. Ambos são baseados na instalação de torres especiais de recarga de alta potência e tetos com painéis solares nos terminais de ônibus. Vamos ver em detalhes como eles funcionam.

A conexão com a rede elétrica

Nos dois projetos, a Siemens analisou um sistema de conexão à rede elétrica que permitiria contornar uma série de questões críticas. Entre eles, o fornecimento de uma quantidade correta de energia para recarregar os veículos e a definição de métodos eficientes para o gerenciamento de fluxos e picos de energia na demanda. 

Por esse motivo, decidiu-se conectar o depósito à rede elétrica por meio de uma série de sistemas elétricos de média tensão e distribuir a corrente para as torres individuais de baixa tensão, concentrando-se no uso de transformadores dentro das colunas para aumentar a potência de entrega. 

Em Leipzig até 450 kW

Em Leipzig, em particular, em colaboração com a empresa local LVB, a Siemens cuidará da construção de uma infraestrutura capaz de recarregar 21 ônibus elétricos produzidos pela VDL. Isso será feito através de 21 torres UC 100 de 100 kW e 5 torres UC 600 de 450 kW

Os veículos serão recarregados durante a parada noturna ou durante as paradas devido a razões técnicas ou de gerenciamento da frota em circulação. A solução de carregamento é interessante: os ônibus elétricos serão equipados com um pantógrafo e recarregarão as baterias levantando-as para entrar em contato com os cabos elétricos. 

- 21 torres de 100 kW UC 100 para um total de 2,1 MW
- 5 torres UC 600 de 450 kW
- 21 ônibus elétricos em serviço a partir de 2021

Em Nuremberg, 20 colunas de 150 kW

A Siemens também assinou um acordo para um segundo projeto relacionado ao transporte público alemão. Em Nuremberg, a empresa instalará 20 estações de carregamento UC 200 com potência de 150 kW no depósito da VAG. 

Cada coluna poderá recarregar 2 ônibus por vez, para um total de 39 assentos. Para fazer isso, ele usará apenas energia de fontes renováveis, incluindo a fornecida pelos painéis solares instalados no telhado. 

- 20 torres UC 200 de 150 kW
- 39 estações de carregamento

Galeria: Trem a hidrogênio - Alstom