• NIO EC6 é o terceiro modelo de produção da startup chinesa 
  • SUV Coupé estreia o primeiro sistema de inteligência artificial veicular
  • Duas opções de baterias e autonomia de até 615 quilômetros

No competitivo mercado chinês de carros elétricos (o maior do mundo), algumas startups têm se destacado recentemente. Este é o caso da NIO, que apresenta de forma oficial o SUV coupé elétrico NIO EC6 no Salão do Automóvel de Chengdu. Apostando na alta qualidade de construção e muita tecnologia, o modelo pretende encarar rivais de peso como o Tesla Model Y

Revelado no fim de 2019, o elétrico NIO EC6 é o terceiro lançamento da promissora startup chinesa e chega com três versões de acabamento (Sport Edition, Performance Edition e Signature Edition) e duas opções de baterias. Diferente de muitas marcas chinesas, a NIO apostou em um visual SUV coupé de linhas fluídas e limpas, mas ao mesmo tempo moderno e agradável - sem exageros.  

Galeria: NIO EC6 - Chengdu Auto Show

O EC6 também chama a atenção pelo interior com aspecto mais premium, tanto nos revestimentos como no painel e itens de tecnologia. O SUV coupé possui uma cabine totalmente digital com um quadro de instrumentos em uma tela de 9,8", além de uma tela central de alta definição com 11,3". 

NIO EC6 - painel

Mas a cereja do bolo é o NOMI Mate 2.0, um assistente digital interativo na forma de um visor circular (tela OLED) ativado por voz na parte superior do painel, projetado para imitar um rosto humano - a marca afirma ser a primeira inteligência artificial veicular do mundo. 

Em termos de propulsão, o NIO EC6 está equipado com um motor elétrico de 160 kW (218 cv) na dianteira e outro de 240 kW (326 cv) na traseira. O conjunto garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos na versão regular e apenas 4,7 segundos na variante de maior desempennho. São duas opções de baterias: 70 kWh ou 100 kWh, que estão associadas a quatro faixas de autonomia (NEDC): 425 km, 605 km, 435 km, 615 km, dependendo da versão.

O novo SUV coupé elétrico está sendo lançado na China com preços entre 368 mil yuan (R$ 274,2 mil) e 526 mil yuan (R$ 392 mil) (antes dos subsídios). As reservas para a novidade começaram neste fim de semana. O primeiro lote será entregue no final de setembro e as encomendas regulares começarão oficialmente em dezembro.

Fonte: Autohome

Galeria: NIO EC6