Até o momento, o nome Ioniq servia como identificação para o sedã que a Hyundai oferece tanto na variante híbrida (HEV ou PHEV) quanto na totalmente elétrica. Hoje, Ioniq se torna uma marca: uma sigla que vai identificar todos os carros elétricos da montadora coreana, que a partir de agora mostra que realmente quer entrar na briga dos carros elétricos.
Ioniq, portanto, um acrônimo que vem da união das palavras "íon" (íon) e "único" (único), portanto, será usado para uma série de modelos futuros. Especificamente, a Hyundai já anunciou que os Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7 chegarão ao mercado até 2023: os números pares serão usados para identificar os carros, enquanto os números ímpares serão dedicados aos SUVs.
Todos os carros da marca Ioniq serão construídos na nova plataforma E-GMP (Electric Global Modular Platform) e estarão disponíveis apenas com propulsão eletrificada.
O primeiro modelo da nova família a chegar ao mercado será o Ioniq 5, um SUV de médio que será apresentado no início do ano que vem. Do ponto de vista do estilo, o novo elétrico coreano será inspirado no Concept 45 que foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt 2019.
Em seguida, a Hyundai apresentará o Ioniq 6, um sedã previsto para 2022 que terá como base o conceito Prophecy apresentado em março, e depois o Hyundai Ioniq 7, cuja estreia está marcada para 2024. Este último será vendido ao lado do Ioniq 5, efetivamente dobrando a oferta entre SUVs eletrificados.
Todos os Ioniqs do futuro, contando com uma plataforma projetada especificamente para carros a bateria, terão com uma ampla cabine e ótimo aproveitamento do espaço interno. Mas também representarão um salto em termos de tecnologia, levando ao lançamento de dispositivos de última geração.
Strategia 2025
O nascimento da marca Ioniq faz parte do plano industrial Strategia 2025 com o qual a Hyundai pretende se firmar como o terceiro maior produtor de veículos elétricos do mundo, conquistando uma participação de mercado de 10%.
Para a ocasião, a empresa coreana montou uma incrível instalação em Londres que transformou a famosa roda gigante London Eye em um enorme Q iluminado na cor azul.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Hyundai e Kia trabalham em nova bateria econômica de alto desempenho