Por enquanto limitado a smartphones Pixel e Nexus, o Android Auto sem fio é uma das melhores funcionalidades que o Google pode oferecer para as pessoas que precisam conectar seus celulares aos sistemas dos carros. E tudo indica que em breve essa tecnologia estará disponível para muito mais pessoas com a chegada do Android 11. 

Em uma atualização na página de perguntas do Android Auto, o Google confirmou que todos os dispositivos com o novo sistema operacional Android 11 instalado poderão se conectar a sistemas de entretenimento compatíveis por meio de conexão sem fio. 

Galeria: Google Android Auto

Muito mais cômoda que a conexão por cabo, a integração via Wi-Fi deve enfim ser democratizada com o lançamento da nova versão do sistema operacional. Ele não mais fará distinção de aparelho, pouco importando se você está usando um smartphone Samsung, Nokia ou LG, desde que esteja com o Android 11 instalado, é claro.

No entanto, há alguns requisitos que precisarão ser cumpridos. A central de entretenimento terá que ser compatível com Android Auto sem fio, um dispositivo que está cada vez mais presente nos novos carros. Outra questão é a necessidade de ser compatível com o Wi-Fi de 5Ghz.

Também vale mencionar que de acordo com as especificações, o recurso de conexão sem fio pode não estar disponível para regiões como União Europeia, Rússia e Japão, por conta de legislação específica para o uso de W-Fi nos automóveis. 

O Android 11 está previsto para ser lançado até o fim desse ano, com algumas marcas como o Samsung prometendo atualizar seus aparelhos por etapas a partir de novembro. 

Fonte: 9TO5Google