Como temos dito com frequência aqui no InsideEVs a autonomia é um dos itens mais questionados nos carros elétricos e agora é a vez do Volkswagen ID.3 mostrar do que é capaz. De acordo com o comunicado divulgado pela marca alemã, o hatchback elétrico estabeleceu o seu primeiro recorde de autonomia: percorrer 531 quilômetros de Zwickau (Alemanha) a Schaffhausen (Suíça) com uma única carga.
Considerando a autonomia homologada do modelo, que é de 420 quilômetros pelo padrão europeu WLTP, a marca oficial foi ultrapassada em mais de 100 quilômetros - um ganho de 26%. O carro usado no teste foi um VW ID.3 1st Pro Performance com uma bateria de 58 kWh produzido na fábrica alemã de Zwickau.
A rota entre a Alemanha e a Suíça consistiu inteiramente em estradas de pista dupla e rodovias, passando por cidades como Bayreuth e Ulm. O veículo que bateu o recorde foi conduzido pelo "hypermiler" suíço Felix Egolf. O termo "hypermiling" teve origem nos EUA e se refere à condução de um veículo de produção em série com técnicas que maximizam a eficiência e minimizam o consumo.
"Este carro tem de tudo, é compacto mas espaçoso, tem um design moderno, quase futurista e um baixo coeficiente de arrasto", disse Egolf ao chegar a cidade de Schaffhausen. Embora essa viagem recorde não seja totalmente comparável com as viagens do dia-a-dia, ela sustenta a praticidade cotidiana do ID.3.
"Com sua bateria de alta voltagem, sistema de transmissão eficiente e capacidade de carregamento rápido, mesmo as viagens longas não são um problema", disse Reinhard de Vries, Diretor Executivo de Tecnologia e Logística da Volkswagen Sachsen. "Esta é também uma mensagem forte para a equipe em Zwickau e para todo a equipe do ID."
A corrida para quebrar recordes também depende muito de um estilo de condução econômica. Felix Egolf constantemente tirava o pé do acelerador e deixava o ID.3 desacelerar. Em trechos da rodovia, ele às vezes aproveitava o vácuo de caminhões que viajavam à sua frente. O peso, por outro lado, não era o ideal: o peso adicional do cinegrafista mais o equipamento técnico elevou a carga útil total para cerca de 250 quilos.
Além disso, os equipamentos que consomem energia, como tela de navegação, luzes diurnas, rádio e ventilação, foram usados em parte do trajeto ou permanentemente. No entanto, o consumo de energia foi de apenas 10,9 kWh/100 km. A classificação de consumo padronizada do ID.3 é 15,4-14,5 kWh/100 km.
Ao todo, 44 por cento da viagem teste de autonomia foi em rodovias e 56 por cento em estradas secundárias com velocidade média de 56 km/h. Felix Egolf completou a viagem de Zwickau a Schaffhausen em cerca de nove horas.
Primeiro modelo da família de carros elétricos baseados na arquitetura modular MEB, o ID.3 é produzido na fábrica de carros elétricos de Zwickau que está sendo transformada para fabricar exclusivamente veículos elétricos. Em 2021, o primeiro ano completo de produção como uma fábrica de mobilidade elétrica, cerca de 300.000 veículos deixarão as linhas de produção.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial