Este é o Jeep Wrangler 4xe 2021: a nova versão híbrida plug-in de 381 cv
Combina um motor 2.0 litros a gasolina com dois motores elétricos.
A fabricante norte-americana Jeep apresenta seu terceiro modelo híbrido plug-in, o Jeep Wrangler 4xe 2021, que se junta aos outros dois modelos da linha, o Renegade 4xe e o Compass 4xe. Ambos já estão à venda na Europa e chegarão ao Brasil nos próximos meses, enquanto o Wrangler híbrido tem previsão de chegar ao mercado a partir de 2021.
Com design externo praticamente igual ao das demais versões convencionais, o Jeep Wrangler 4xe tem como principais diferenciais a porta de carregamento na seção dianteira próximo ao retrovisor externo e o emblemas 4Xe na parte traseira do carro - esse logo será utilizado para designar todas as versões eletrificadas da Jeep.
Galeria: Jeep Wrangler 4xe 2021
Diferentemente dos modelos Renegade e Compass 4xe, ambos equipados com o motor 1.3 turbo, o Wrangler 4xe tem propulsão híbrida plug-in que combina um motor a gasolina 2.0 litros 4-cilindros turbo com uma transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades, dois motores elétricos e uma bateria de íon-lítio.
Um sistema que despeja 381 cv de potência e 65,0 kgfm de torque máximo nas quatro rodas. Destaque para o fato de que um dos motores elétricos está integrado na parte frontal do propulsor térmico, substituindo o alternador, sendo conectado ao virabrequim por meio de uma correia, enquanto o segundo está conectado à transmissão, substituindo o conversor de torque.
O sistema elétrico do Wrangler híbrido é de 400 volts e a bateria, de íon lítio tem capacidade de 17,3 kWh, que permite ao modelo rodar 40 quilômetros com uma única carga de acordo com o padrão norte-americano (EPA).
Ao todo são três modos de condução: Hybrid, que combina a propulsão elétrica com o motor a gasolina, Electric, que é o modo de emissões zero, e por último o modo eSave, que prioriza o motor térmico para impulsionar o veículo e para carregar a bateria.
De acordo com o novo plano quinquenal anunciado pela Jeep em 2019, a marca norte-americana tem como meta o lançamento de uma versão eletrificada para cada um de seus modelos até 2021. No ano seguinte, a empresa pretende colocar no mercado 10 modelos híbridos plug-in e quatro modelos puramente elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Jeep Compass terá tração integral somente na versão elétrica
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Jeep estuda híbridos tradicionais como alternativa aos plug-ins e elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Jeep Wagoneer S de 600 cv enfrenta Tesla Model Y em desafio de aceleração