Honda abandona a F1 em 2021 para focar na eletrificação dos carros de rua

Altos custos da competição e necessidade de mais recursos para eletrificação foram os motivos

Logotipo da Honda na Toro Rosso STR13 Honda Logotipo da Honda na Toro Rosso STR13 Honda

Durante uma coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (2) na sede da Honda em Tóquio, a empresa soltou uma bomba. Mencionando os custos cada vez mais altos da competição e os recursos necessários para eletrificar seus carros de rua, anunciou de forma oficial que irá abandonar a F1 no final da temporada de 2021.

A Honda anunciou seu retorno ao Mundial com a McLaren em 2015, mas passou por anos difíceis antes de se acostumar com a complicada tecnologia turbo híbrida dos motores atuais. Apesar do sucesso e a ambição em vencer o campeonato, a preocupação com os crescentes custos de um projeto na F1, significaram que o futuro da empresa no Mundial nunca estiveram garantidos a longo prazo.

 
No comunicado divulgado à imprensa, a Honda disse que decidiu encerrar o projeto na F1 por causa dos recursos necessários em meio à eletrificação de seus carros de rua.
"A Honda necessita focar seus recursos corporativos em pesquisa e desenvolvimento nas áreas da unidade de potência futura e tecnologias da energia, incluindo a nova célula de combustível e tecnologias de baterias".

No ano passado, a Honda teve que decidir se seguiria além de seu prazo original, o final de 2020, e estendeu sua participação em apenas um ano. Naquele momento, a Honda explicou que o maior problema era o investimento necessário para tornar seu projeto de motor bem sucedido.

"Começamos a calcular quanto que custaria com o regulamento futuro", disse o diretor da Honda para a F1 Masashi Yamamoto ao Motorsport.com à época. "Notamos que é um momento difícil para as montadoras no momento, por causa da mudança para a eletrificação. Então, estamos analisando os custos de desenvolvimento e promovendo discussões internas".

O fato é que a Honda ainda possui poucos veículos 100% elétricos em comparação com os principais concorrentes, e tem trabalhado paralelamente em diversos projetos de eletrificação. Além de parcerias para desenvolvimento de novos produtos, a marca também aposta na eletrificação com sistemas híbridos, já disponíveis em modelos como o Honda Fit e o City em mercados externos.

Falando especificamente dos carros elétricos a bateria, a marca acabou de apresentar no Salão de Pequim o conceito Honda e:concept, um protótipo de crossover elétrico que terá produção em massa com a pretensão de chegar a diversos mercados globais.