Veja o teste de autonomia do Volkswagen ID.3 na estrada a 120 km/h
Hatch elétrico foi testado na versão topo de linha com baterias de 77 kWh
Pensados inicialmente para as cidades, os carros elétricos têm sua autonomia e dados de eficiência divulgados com foco principalmente no uso urbano. Mas como fica a eficiência quando aceleramos 100% do tempo na rodovia? O canal Battery Life teve a oportunidade de verificar a autonomia da versão de pré-produção do Volkswagen ID.3 Pro S topo de linha com uma bateria de 77 kWh.
Trata-se de um teste bem interessante e que desperta a dúvida em muitas pessoas que têm interesse em carros elétricos para rodar além da cidade. O carro avaliado pelo canal tem autonomia oficial de 550 km com uma carga, em comparação com os 420 km da versão que está sendo vendido atualmente, que tem bateria de 58 kWh efetivos.
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir
Nesse teste de autonomia, o ID.3 mais equipado foi conduzido a 130 km/h nominais, mas a velocidade média real foi um pouco menor - vale mencionar que este ID.3 Pro S estava equipado com rodas aro 18" e pneus de inverno.
Resultados:
- velocidade média de 119 km/h (74 mph)
- distância de 351 km + 3% SOC estimado em 9 km
- autonomia total de aproximadamente 360 km
- consumo médio de energia: 20,5 kWh/100 km ou 205 Wh/km
Na prática, a autonomia do elétrico ID.3 rodando a cerca de 120 km/h na estrada corresponde a 2/3 do total para o qual o carro está homologado. Trazendo isso para a realidade brasileira, seria possível percorrer 360 km nas melhores rodovias do país, onde o limite permitido é de 120 km/h, ou alguns quilômetros a mais nas demais pistas, rodando a 100 ou 110 km/h.
De acordo com a publicação, curiosamente são números de eficiência próximos ao da versão com bateria menor (58 kWh) ID.3 1ST rodando na mesma velocidade. Mesmo assim, pode-se dizer que é um bom resultado. Aqueles que esperam eficiência um pouco melhor poderão usar rodas menores e experimentar pneus com menor atrito.
No vídeo abaixo (em inglês), tem mais detalhes sobre o teste, além das informações sobre o desempenho e eficiência durante a viagem.
Fonte: Battery Life
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km