Aguardado com expectativa em diversos mercados, inclusive aqui no Brasil, onde deve chegar em 2021, o primeiro carro elétrico da Fiat, o 500e, acaba de ganhar um dos prêmios de design mais importantes do mundo. O carrinho urbano da marca italiana foi premiado na categoria "Design Concept" no Red Dot Award.
O Fiat 500 elétrico ganhou a preferência do júri internacional constituído por 21 profissionais e professores da área de design. Vale lembrar que em 2019, outro modelo da FCA foi o campeão na categoria, o carro-conceito Fiat Centoventi, uma prévia na próxima geração do Fiat Panda que terá propulsão elétrica.
Para Olivier François, presidente global da Fiat:
"conquistar o Red Dot Award é motivo de orgulho, pois o 500 sempre acompanhou o ritmo de seu tempo. Muda quando mudam as necessidades sociais. Também assim tem sido com a terceira geração do modelo, que se espera capaz de responder às novas exigências de mobilidade. O Novo Fiat 500 foi concebido, desenhado e construído na Itália, com a autenticidade de um produto feito em casa. Desde o início, o projeto do Novo 500 agradou a todos na Fiat pela sua positividade, energia e aquela criatividade genuinamente italiana que se revelou há 63 anos. Em sua reinvenção, a marca oferece um veículo totalmente novo, elétrico, de alta tecnologia e conectado, mas sempre um 500: fantástico, carismático e com a capacidade de provocar mudanças, de se tornar um objeto de desejo para uma mobilidade com zero emissões".
O "Red Dot Awards" teve início em 1955 e, ao longo do tempo, tornou-se um dos prêmios mais conceituados no mundo do design industrial. Organizados em três categorias principais (Product Design, Communication Design e Concept Design), a premiação é dirigida a todas as empresas onde é dada grande importância ao design.
O júri internacional, constituído por designers independentes, professores e jornalistas, avalia projetos segundo critérios como inovação, qualidade formal, funcionalidade e sustentabilidade. Este ano foram recebidas mais de 4.100 candidaturas provenientes de 52 países, das quais 187 foram premiadas.
Desenvolvido sobre uma plataforma totalmente nova, o novo Fiat 500e mede 3,63 metros de comprimento e está equipado com um motor elétrico de 120 cv alimentado por baterias de 42 kWh que garantem autonomia de 320 km com uma carga. O carro urbano eletrificado pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis