Ainda não sabemos a data exata em que os carros autônomos realmente vão se tornar uma realidade onipresente nas ruas, mas grandes avanços estão sendo feitos nessa área por várias montadoras. A Ford, por sua vez, anuncia boas evoluções com a quarta geração de veículos autônomos de teste, construídos em parceria com a startup Argo AI.

Com vários avanços na tecnologia de sensores e computação, o modelo será gradualmente integrado aos centros de teste da marca nos EUA, junto com os cerca de 100 Fusion híbridos atuais para desenvolver seu futuro serviço de veículos autônomos.

"Muitas peças diferentes precisam se encaixar para criar um serviço de veículos autônomos confiável e de escala, que agregue valor aos clientes e às cidades onde operam", diz John Davis, engenheiro-chefe da divisão de carros autônomos da Ford.

"Com o novo veículo de teste de quarta geração, temos uma base forte para sustentar esse projeto".

Um novo sistema LiDAR de longo alcance, com resolução maior e 128 feixes de detecção, ajuda a melhorar a visão 360 ​​graus. Ele é acompanhado por um novo conjunto de câmeras e LiDAR de curto alcance voltado para a frente e as laterais do veículo, complementado por um segundo conjunto direcionado para a traseira.

Para alimentar todos esses sensores e os sistemas de última geração, a bateria do Escape Hybrid foi modificada com células adicionais e um sistema de refrigeração a líquido. O sistema de limpeza também foi refinado para manter os sensores livres de chuva, sujeira e insetos e garantir que o veículo autônomo possa “ver” o mundo ao seu redor sob diferentes condições.

"Paralelamente, continuamos a construir, testar e fortalecer nossa estratégia de operação de frota junto com a Argo AI para lançar um serviço de veículos autônomos seguro, confiável e acessível, criado para ser líder do setor no transporte de pessoas e mercadorias", completa John Davis.

Todos esses esforços da Ford têm como foco cumprir o cronograma de lançamento comercial do serviço dos carros que podem dirigir sozinhos em 2022 – adiado em um ano devido à pandemia. A conferir.