Na semana passada a Fiat fez a apresentação oficial da gama completa do novo Fiat 500 elétrico. Depois da estreia do modelo Cabrio, a marca mostrou a versão tradicional (hatchback) e a inédita variante 3 portas. O carrinho urbano da Fiat terá preço inicial de 19.900 euros, que pode baixar para interessantes 15.900 euros (R$ 106.200) com o bônus em caso de demolição e estará disponível em três versões de acabamento: Action, Passion e Icon.
No caso da realidade europeia, é um preço mais baixo que o cobrado pela versão Lounge do modelo a gasolina. E por lá estão disponíveis também linhas de crédito da própria Fiat, além das opções de leasing e compartilhamento. Todos os três tipos de carroceria serão oferecidos na versão totalmente elétrica e produzidos em até 80.000 unidades por ano. A fabricante italiana irá oferecer ainda duas versões de bateria.
O belo carrinho urbano italiano - o primeiro elétrico a bateria projetado desde o início em uma plataforma totalmente nova da FCA - entrará no mercado europeu em breve (as entregas no Reino Unido começarão em março do ano que vem), e também chegará aqui no Brasil em algum momento de 2021. A versão básica está equipada com uma bateria de 23,8 kWh para até 180 km de alcance WLTP. Esta versão possui um motor elétrico de 70 kW, forte o suficiente para fazer 0-100 km/h em 9,5 segundos. Ele pode carregar até 50 kW DC (até 11 kW AC).
A versão com bateria de 42 kWh de maior capacidade tem autonomia WLTP de até 320 km. O motor elétrico de 87 kW pode fazer 0-100 km/h em 9,0 segundos. Ele também pode carregar um pouco mais rápido, em até 85 kW (0-80% SOC em 35 minutos).
Achamos que ambos os carros podem ter a mesma unidade de propulsão e sistema de carga, mas a versão com a bateria de menor capacidade é um tanto limitada nas especificações.Os preços da versão básica começarão na Itália a partir de € 25.900 (R$ 172.900), ou efetivamente € 19.900 (R$ 132.800), incluindo um incentivo de € 6.000 (R$ 40.000) de acordo com a Reuters. Para obter a versão superior, o preço subirá pelo menos cerca de € 3.800 (R$ 25.300), para € 29.700, ou € 23.700 (R$ 158.200) com os incentivos.
Na versão de entrada Action, o Fiat 500 elétrico possui faróis halógenos, rodas de 15", bancos em tecido, suporte para conectar o celular ao sistema de som do veículo (não possui multimídia), freio de estacionamento elétrico e quadro de instrumentos digital.
No entanto, em termos de assistência à condução, mesmo a versão básica é bem equipada e já conta com monitor de fadiga, frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.
* A Action é 23,8 kWh, Passion, Icon e La Prima têm 42 kWh.
Junto com os carros, a Fiat oferecerá acesso a cerca de 200 mil pontos de recarga na Europa, por meio de uma única conta e aplicativo para smartphone.
Versão com bateria de 42 kWh:
Versão com bateria de 23,8 kWh:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Abarth 500e, esportivo EV, ganha novas versões de entrada e topo
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Lista: os 10 carros elétricos 0km mais baratos à venda no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis ultrapassa a Tesla nas vendas de carros elétricos na Europa