Baterias de carros elétricos: as 10 inovações mais importantes de 2020

Muitas tecnologias e um objetivo: reduzir custos e aumentar o desempenho. O resumo de um ano de projetos de pesquisa

Batterie 2020 Batterie 2020

O carro elétrico, de certa forma, é sinônimo de bateria. Os grandes esforços dos principais nomes do setor centram-se neste aspecto, que graças às novas tecnologias e a produtos cada vez mais eficientes, podem obter um diferencial competitivo em relação à concorrência. E, ao mesmo tempo, minar todos os medos relacionados à ansiedade de autonomia desde o início.

No imaginário coletivo, as baterias de estado sólido continuam a aparecer como a solução "final", a máxima expressão tecnológica e o ponto de chegada da mobilidade movida a bateria. Mas muitas são as ideias que estão sendo estudadas por empresas e institutos de pesquisa para melhorar o desempenho de células feitas com tecnologias que só aparentemente "quebram" menos. Portanto, vamos revisar as etapas mais importantes para as baterias deste 2020.

O estado sólido se aproxima

Ao longo do ano, vimos novas fórmulas químicas , eletrodos com estruturas porosas, revestimentos especiais, arquiteturas alternativas e muito mais (incluindo até DNA de salmão). As baterias de íon-lítio ainda podem fazer a diferença, mesmo com soluções de metal de lítio e à base de enxofre de lítio. E então há o estado sólido.

Vamos começar do estado sólido para dizer qual foi o progresso mais significativo e o que esperar no futuro. Em geral, houve uma aceleração acentuada dessa tecnologia. Em 2019, dizia-se que não chegaria antes do final da década, mas agora os prazos parecem bem curtos.

Milhões de km

2020 também será lembrado pelas baterias de "milhões de quilômetros", anunciadas por muitas partes, depois de tanto alarde os projetos parecem estar de volta às gavetas. Não é certo que eles serão vistos em breve, mas há três empresas que parecem estar à frente das outras.

 

Entre lítio e lítio-enxofre

Existem muitos esforços no desenvolvimento de tecnologias alternativas e potencialmente revolucionárias. Entre os mais interessantes estão aqueles sobre metal de lítio e enxofre de lítio. As baterias que usam uma dessas tecnologias têm uma densidade muito maior do que as baterias de íon de lítio e, teoricamente, também são mais baratas e fáceis de produzir.

No entanto, eles também são altamente instáveis ​​e se deterioram prematuramente devido à formação de dendritos. Por isso, ainda estão longe de poder ser comercializados. Porém, muitos são os envolvidos que estão trabalhando nessa tecnologia.

Novas estruturas

No ano que estamos prestes a deixar para trás, no entanto, existem duas tecnologias de bateria que são igualmente revolucionárias e, em retrospectiva, já em um estágio mais avançado de desenvolvimento. Estas são as novas células 4680 da Tesla, as únicas que estão realmente perto de serem lançadas, e as baterias estilo iPhone da Apple, que a empresa de Cupertino teria desenvolvido para aprimorar o projeto de carro elétrico que parecia ter ficado na gaveta, mas agora voltou à cena.