Hyundai: vendas de híbridos plug-in despencam e 100% elétricos vão bem em 2020
Dezembro foi um mês fraco com queda de 32% nas vendas e puxou o acumulado no ano para baixo
Embora o futuro da eletrificação pareça promissor para a Hyundai, o cenário mais recente não é dos melhores. As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in (como fabricante) em dezembro tiveram queda de 32,8% na comparação com o ano anterior. Esta é a terceira queda consecutiva, após outubro e novembro, e a quarta nos últimos cinco meses.
As vendas globais da montadora coreana também diminuíram (em 9,5% para 146.871), em um movimento contrário ao da maioria dos fabricantes nos últimos meses de 2020, que conseguiram iniciar um período de recuperação após a fase mais difícil da pandemia de Covid-19.
Galeria: Hyundai Kona Electric 2021
A participação dos veículos eletrificados ficou em 3,4% do volume total de vendas da Hyundai em dezembro.
Vendas por tipo de propulsão (acumulado de 2020):
- Elétricos: 4.637 (queda de 28%)
- Híbridos plug-in: 408 (queda de 63%)
- Células de combustível: 463 (aumento de 22%)
Vendas de carros elétricos plug-in Hyundai - dezembro de 2020
Infelizmente, as vendas de carros elétricos eletrificados da Hyundai no acumulado de 2020 caíram quase 2% na comparação ano a ano para um total de 78.931, o que é representa 4,8% do volume total de vendas de 1.630.180 (queda 8,6%).
O lado positivo desse movimento é que o ligeiro declínio foi causado pelo segmento de híbridos plug-in (com o aposentado Sonata, envelhecimento do Ioniq PHEV), enquanto os que os 100% elétricos tiveram um leve aumento.
Vendas por tipo de propulsão (acumulado de 2020):
- Elétricos: 70.613 (aumento de 6,5%)
- Híbridos plug-in: 8.318 (redução de 41%)
- Células de combustível: 6.781 (aumento de 36%)
No geral, foi um ano desafiador para a Hyundai, que agora provavelmente está focada principalmente em sua nova plataforma dedicada E-GMP e no lançamento do novo modelo Ioniq 5.
Resultados por modelo
O Kona Electric continua sendo o modelo dominante na linha:
- Hyundai Kona Electric - 3.739 e 56.729 (acumulado do ano)
- Hyundai IONIQ Electric - 898 e 13.884 (acumulado do ano)
- Plug-in Hyundai IONIQ - 408 e 8.318 (acumulado do ano)
O modelo movido a célula de combustível de hidrogênio - NEXO - registrou 463 vendas (6.781 no acumulado), principalmente na Coréia do Sul (333 e 5.786 no acumulado).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo Hyundai Kona elétrico chega à Europa pelo equivalente a R$ 225 mil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
SUV elétrico mais barato do Brasil, Hyundai Kona chega por R$ 219.990
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Hyundai Kona elétrico tem lançamento confirmado para o Brasil em agosto