Peça-chave na ofensiva de eletrificação da Volkswagen, o ID.4 se prepara para dar passos maiores. Depois do sucesso da edição especial de estreia nos Estados Unidos, o modelo agora terá o início de pré-vendas nos mais de 30 mercados europeus, incluindo a sua terra natal, Alemanha.
Lançamento global, o Volkswagen ID.4 será um dos principais responsáveis pelo crescimento das vendas de carros elétricos da marca alemã com o objetivo de se tornar nada menos que o líder global em mobilidade elétrica. O cronograma prevê as primeiras entregas para março deste ano na Europa e na China, com os Estados Unidos recebendo o SUV elétrico a partir de meados do ano.
"O ID.4 desempenha um papel importante. Com este modelo, a Volkswagen está expandindo sua gama para incluir um veículo elétrico no segmento de maior crescimento do mundo, a classe SUV compacta. O lançamento no mercado de nosso carro mundial é, portanto, um marco estratégico importante para a marca", disse o CEO da Volkswagen Passenger Cars, Ralf Brandstätter.
Vale lembrar que graças ao Volkswagen ID.3 a montadora alemã já é líder no segmento de carros elétricos em vários países. Um resultado que tende a crescer ainda mais rápido com a chegada do SUV elétrico.
"Com o lançamento global do ID.4, vamos deixar ainda mais pessoas entusiasmadas com a mobilidade elétrica, dando um impulso adicional à nossa ofensiva elétrica. Esperamos entregar bem mais de 100.000 ID.4s para os clientes somente neste ano", disse o membro do conselho de vendas da Volkswagen Passenger Cars, Klaus Zellmer. "Já recebemos 17.000 pedidos do veículo", continua ele.
Conforme relata o site ElectricCarsReport, cerca de 2/3 das entregas do novo ID.4 previstas para este ano irão para a Europa, com o 1/3 restante sendo destinado aos Estados Unidos e China, onde o modelo terá duas variantes das joint ventures locais: ID.4 CROZZ e ID.4 X.
Segundo modelo construído na plataforma MEB, o ID.4 representa o pontapé inicial das ambições globais em termos de mobilidade elétrica da marca. Os planos para o modelo são ainda mais ambiciosos que os do hatchback ID.3:
"O carro será fabricado e vendido na Europa e China no futuro, e mais tarde nos EUA. Ao fazer isso, estamos dimensionando a plataforma MEB em todo o mundo e criando a base econômica para o sucesso de nosso ID. família", diz Brandstätter.
Atualmente, a produção em série do ID.4 já está sendo feita nas fábricas de Zwickau (Alemanha), Anting e Foshan (ambas na China). A unidade de Chattanooga (Estados Unidos) e Emden (Alemanha) começarão a produzir o modelo no início em 2022.
O Volkswagen ID.4 está sendo vendido na Alemanha com duas opções de baterias: 52 kWh para 348 km de autonomia e 77 kWh para 522 km, ambos pelo ciclo WLTP. Inicialmente, serão duas versões de acabamento, com 170 ou 204 cv de potência e um preço inicial de 38.450 euros / R$ 247.900 (sem incentivos) na Alemanha, onde os clientes são elegíveis para o subsídio de 9.000 euros (R$ 58.000).
Praticamente certo para o Brasil, o SUV elétrico pode estar na lista dos cinco modelos eletrificados que a Volkswagen prometeu lançar no país até 2023.
Fonte: ElectricCarsReport
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais