Peça-chave na ofensiva de eletrificação da Volkswagen, o ID.4 se prepara para dar passos maiores. Depois do sucesso da edição especial de estreia nos Estados Unidos, o modelo agora terá o início de pré-vendas nos mais de 30 mercados europeus, incluindo a sua terra natal, Alemanha.
Lançamento global, o Volkswagen ID.4 será um dos principais responsáveis pelo crescimento das vendas de carros elétricos da marca alemã com o objetivo de se tornar nada menos que o líder global em mobilidade elétrica. O cronograma prevê as primeiras entregas para março deste ano na Europa e na China, com os Estados Unidos recebendo o SUV elétrico a partir de meados do ano.
"O ID.4 desempenha um papel importante. Com este modelo, a Volkswagen está expandindo sua gama para incluir um veículo elétrico no segmento de maior crescimento do mundo, a classe SUV compacta. O lançamento no mercado de nosso carro mundial é, portanto, um marco estratégico importante para a marca", disse o CEO da Volkswagen Passenger Cars, Ralf Brandstätter.
Vale lembrar que graças ao Volkswagen ID.3 a montadora alemã já é líder no segmento de carros elétricos em vários países. Um resultado que tende a crescer ainda mais rápido com a chegada do SUV elétrico.
"Com o lançamento global do ID.4, vamos deixar ainda mais pessoas entusiasmadas com a mobilidade elétrica, dando um impulso adicional à nossa ofensiva elétrica. Esperamos entregar bem mais de 100.000 ID.4s para os clientes somente neste ano", disse o membro do conselho de vendas da Volkswagen Passenger Cars, Klaus Zellmer. "Já recebemos 17.000 pedidos do veículo", continua ele.
Conforme relata o site ElectricCarsReport, cerca de 2/3 das entregas do novo ID.4 previstas para este ano irão para a Europa, com o 1/3 restante sendo destinado aos Estados Unidos e China, onde o modelo terá duas variantes das joint ventures locais: ID.4 CROZZ e ID.4 X.
Segundo modelo construído na plataforma MEB, o ID.4 representa o pontapé inicial das ambições globais em termos de mobilidade elétrica da marca. Os planos para o modelo são ainda mais ambiciosos que os do hatchback ID.3:
"O carro será fabricado e vendido na Europa e China no futuro, e mais tarde nos EUA. Ao fazer isso, estamos dimensionando a plataforma MEB em todo o mundo e criando a base econômica para o sucesso de nosso ID. família", diz Brandstätter.
Atualmente, a produção em série do ID.4 já está sendo feita nas fábricas de Zwickau (Alemanha), Anting e Foshan (ambas na China). A unidade de Chattanooga (Estados Unidos) e Emden (Alemanha) começarão a produzir o modelo no início em 2022.
O Volkswagen ID.4 está sendo vendido na Alemanha com duas opções de baterias: 52 kWh para 348 km de autonomia e 77 kWh para 522 km, ambos pelo ciclo WLTP. Inicialmente, serão duas versões de acabamento, com 170 ou 204 cv de potência e um preço inicial de 38.450 euros / R$ 247.900 (sem incentivos) na Alemanha, onde os clientes são elegíveis para o subsídio de 9.000 euros (R$ 58.000).
Praticamente certo para o Brasil, o SUV elétrico pode estar na lista dos cinco modelos eletrificados que a Volkswagen prometeu lançar no país até 2023.
Fonte: ElectricCarsReport
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais