Como mencionamos recentemente, a Kia está dando o pontapé na mudança dos motores de combustão interna para a mobilidade elétrica e o elemento central desse processo são os carros totalmente elétricos baseados na nova plataforma E-GMP do Grupo Hyundai Motor.
No próximo mês (março de 2021), a montadora coreana pretende apresentar seu primeiro modelo baseado na nova arquitetura E-GMP (incluindo revelando todos os detalhes e especificações de desempenho), conhecido pelo codinome " CV".
Já vimos diversas imagens de flagras dos protótipos camuflados do CV e ouvimos há um ano sobre o próximo carro-chefe da Kia de alto desempenho, previsto para 2021, possivelmente relacionado ao conceito Kia Imagine 2019.
Este novo modelo elétrico dedicado da Kia será lançado em julho de 2021. Antes disso, a 'irmã' Hyundai lançará seu próprio carro elétrico baseado na plataforma E-GMP, o já anunciado Ioniq 5.
Enquanto os carros elétricos da Hyundai serão nomeados sob o esquema de nomes Ioniq (Ioniq 5, Ioniq 6, Ioniq 7), a Kia anunciou que seus veículos elétricos serão nomeados EV1-EV9 . Não sabemos ainda o nome do primeiro modelo chamado por enquanto de "CV".
De acordo com Kia, "os EVs construídos com base no E-GMP têm como objetivo estabelecer novos padrões de referência em alcance totalmente elétrico (AER), desempenho de condução, espaço interior e aplicação tecnológica."
O Kia CV terá um alcance de mais de 500 km em um ciclo de teste não divulgado, capacidade de carregamento ultrarrápido (reabastecimento de 100 km de autonomia em 4 minutos) e aceleração muito forte: 0-100 km/h em 3 segundos - são especificações realmente interessantes.
Além disso, a Kia ainda informa:
- Os veículos elétricos funcionarão como dispositivos inteligentes com aplicação expandida de Audio Video Navigation Telematics (AVNT), Over-the-Air (OTA) e Feature on Demand (FoD).
- O primeiro EV dedicado da Kia, com o codinome CV, será apresentado com a tecnologia HDA2 (Highway Driving Assist Nível 2). A partir de 2023, os EVs Kia serão equipados com Highway Driving Pilot (HDP), um desenvolvimento de nível 3 de condução autônoma.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio