Em um movimento que já envolve muitas empresas de tecnologia na China, a produção de carros elétricos está no radar da Xiaomi há algum tempo e isso não é segredo. No entanto, há muitas questões a serem definidas e após rumores recentes, a empresa chinesa deixou claro que não há nada de concreto por enquanto. 

Afetado por esta notícia, o preço das ações do Xiaomi Group subiu 6,42% em 19 de fevereiro, para 30,650 dólares de Hong Kong. Na esteira dessa euforia, a empresa chinesa respondeu ao Conselho Diário de Inovação em Ciência e Tecnologia: e não há (plano para carros) por enquanto.

Galeria: Baojun E300

Então por que há rumores frequentes de que a Xiaomi irá produzir carros elétricos? Por um lado, as empresas de tecnologia estão lançando seus carros um após o outro. Por exemplo, Ali e SAIC constroem em conjunto o "Smart Auto", Baidu e Geely, Huawei e Chang'an e Ningde Times, entre outros também estão nesse movimento. Isso fez com que pessoas do setor com especulassem com frequência sobre quem será a próxima empresa de tecnologia a entrar na indústria automotiva. 

Baojun E300
O Baojun E300 utiliza um software desenvolvido pela Xiaomi

Por outro lado, Lei Jun, fundador da Xiaomi, tem uma profunda ligação com a indústria automotiva. Em 2013, o executivo visitou duas vezes CEO da Tesla, Elon Musk, e declarou publicamente que tinha grande curiosidade na área de veículos elétricos inteligentes. Claro, o fato mais conhecido é que Lei Jun sempre foi uma plataforma para a Xpeng Motors, enquanto a Xiaomi também é acionista da mesma e ajudou a financiar seus projetos. 

Lei Jun está otimista com relação aos veículos elétricos inteligentes, juntamente com sua proximidade com a Xpeng Motors, então os falsos rumores sobre o desenvolvimento de carros do Grupo Xiaomi não pararam. 

Em dezembro de 2020, por exemplo, foi anunciado que a Xiaomi se uniria à BYD para construir o "Primeiro Carro para Jovens", o Qingyue S1, e então a resposta oficial foi de que não há planos para construir um carro. Xu Jieyun, o ex-gerente geral do departamento de relações públicas da Xiaomi, disse nas redes sociais: "Qualquer coisa sobre o fato de que a Xiaomi queira construir um carro é notícia falsa".

Fonte: AutoHome

Galeria: Xiaomi Ninebot GoKart Pro Lamborghini Edition