Em rápida expansão, a linha de carros elétricos da Audi terá mais um modelo, o Audi Q6 e-tron. Confirmado pelo CEO da Audi, Markus Duessman, durante a conferência anual da montadora, o SUV elétrico irá inaugurar uma nova plataforma e já tem, inclusive, data de lançamento estimada.  

Este novo Audi Q6 e-tron irá compartilhar muitos componentes com o futuro Porsche Macan elétrico, uma vez que ambos serão construídos sobre a nova nova arquitetura 'Premium Platform Electric' (PPE) do Grupo Volkswagen, uma plataforma modular para carros elétricos desenvolvida em conjunto em Audi e Porsche. 

Galeria: Audi Q4 E-Tron Concept

Posicionado entre o Audi Q4 e-tron, que será lançado em breve, e o Audi e-tron, o novo SUV elétrico terá uma tecnologia mais avançada por ter sido criado em uma plataforma dedicada. Vale lembrar que o e-tron e e-tron Sportback são carros elétricos montados sobre a base MLB EVO, uma plataforma que também serve a carros com motores de combustão interna. 

Enquanto isso, a nova arquitetura dedicada PPE tem origem na base J1 utilizada pelos modelos Porsche Taycan e Audi e-tron GT. Entre as vantagens da plataforma estão o sistema elétrico de 800 volts e possibilidade de recarga ultrarrápida graças aos 350 kW.

Detalhes técnicos do novo Q6 e-tron ainda não foram revelados, mas a plataforma pode acomodar baterias com até 100 kWh de capacidade e opções de trem de força com tração dianteira/traseira ou integral, embora o mais provável é que este SUV elétrico seja oferecido apenas com tração nas quatro rodas. 

O início da produção está previsto para 2022 e o modelo fará parte dos 20 novos carros elétricos que a Audi pretende colocar no mercado até 2025 - a meta é que até meados da década metade das vendas seja de veículos 100% elétricos. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: HibridosyElectricos