Fora de linha no Brasil, subcompacto desbancou o novato ID.3 entre os carros elétricos

O Volkswagen up! ainda faz sucesso na Europa. Fora de linha no Brasil desde o começo do mês, o subcompacto urbano em sua versão 100% elétrica assumiu o topo de vendas do segmento dos carros movidos a bateria na Alemanha no primeiro trimestre de 2021.  

Nos primeiros três meses desse ano, o Volkswagen up! elétrico (VW e-up!) emplacou nada menos que 7.269 unidades em terras alemãs, seguido pelo Tesla Model (6.031) e depois pelo "primo" mais novo Volkswagen ID.3 (5.951), que fecha o pódio dos mais vendidos no país europeu. 

Galeria: Volkswagen e-up! 2020

Considerando somente as vendas de março, o Tesla Model 3 ainda foi o preferido, com 3.699 unidades, seguido bem de perto pelo VW up! elétrico (3.599) e com o Hyundai Kona Electric (3.237) fechando o pódio mensal. 

ID.3 em baixa?

Esse 'gás' mais recente nas vendas do up! elétrico contrasta com um resultado não tão favorável de outro carro elétrico da Volkswagen: o novo ID.3. Lançado no mercado europeu em setembro de 2020, após atrasos por conta de problemas com o software, o hatchback elétrico encerrou o ano passado com ótimos números de emplacamentos e ameaçando modelos estabelecidos na região como o Renault Zoe e o Tesla Model 3.

Volkswagen ID.3 (2020)  teste - estático

No entanto, a partir do início de 2021 o cenário para o ID.3 mudou. Passada a empolgação inicial a demanda enfraqueceu, ficando abaixo do patamar esperado pela Volkswagen a ponto de o modelo sequer chegar ao pódio nas vendas de março deste ano, emplacando somente 2.260 unidades, logo após o Hyundai Kona Electric. 

Seria isso algo temporário ou uma tendência real de queda nas vendas para um patamar mais modesto? Ainda é cedo para responder, mas vale lembrar que a imprensa alemã alertou no início do ano sobre números altos de emplacamentos realizados pela própria Volkswagen, o que, em tese, teria inflado os números de vendas iniciais - as respostas definitivas virão nos próximos meses. A conferir. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir