Volkswagen ID.3 elétrico: queda de 80% nas vendas acende alerta
Após 'bombar' no lançamento, vendas do hatch elétrico no primeiro trimestre de 2021 preocupam montadora alemã
O Volkswagen ID.3 pode ser considerado um dos símbolos da nova fase da Volkswagen. O carro elétrico lançado em setembro de 2020 rapidamente 'bombou' nas vendas e deixou o mercado eufórico. No entanto, os resultados do primeiro trimestre deste ano ficaram abaixo do esperado e acenderam o sinal de alerta.
Projetado desde o início como um carro elétrico, o ID.3 foi o primeiro modelo de uma linha que tem como objetivo colocar a Volkswagen em posição de destaque na era da mobilidade elétrica. Com design simples e que agrada à maioria, o modelo também aposta na plataforma dedicada MEB com um trem de força elétrico eficiente e ampla conectividade, em que pese o atraso inicial por conta dos problemas de software.
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - teste
Após o lançamento, em setembro do ano passado, o ID.3 rapidamente ganhou espaço, chegando ao ponto de emplacar 27.997 unidades em dezembro, superando o Tesla Model 3 e figurando como o 2º carro mais vendido na Europa (considerando todos os tipos de propulsão!), só perdendo para o Golf, da própria Volkswagen.
No acumulado do último trimestre de 2020, foram 55.484 unidades vendidas na Europa. Números que colocaram o Volkswagen ID.3 na 3ª posição entre os carros elétricos mais vendidos no Velho Continente no acumulado do ano, mesmo o modelo tendo pouco mais de 3 meses no mercado.
Esses resultados geraram uma grande euforia para a marca e para o segmento de carros elétricos como um todo, com previsões cada vez mais otimistas para o ano de 2021.
No entanto, durante os três meses deste ano, o Volkswagen ID.3 emplacou apenas 11.400 unidades - uma brusca redução de 80% na comparação com o último trimestre de 2020. Trata-se de um resultado preocupante, principalmente levando em conta a previsão da Volkswagen de ampliar fortemente a produção de carros elétricos na Europa, especialmente na Alemanha.
Vale lembrar que agora, diferentemente dos últimos meses do ano passado, estão disponíveis mais versões do hatchback elétrico, como o modelo básico ID.3 Pure Performance, equipado com uma bateria de 45 kWh, que garante autonomia de 320 km, aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e 160 km/h de velocidade máxima - seu preço, deduzidos os bônus e incentivos, é de 21.925 euros (R$ 143.000) na Alemanha.
Em que pese o fato de muitos emplacamentos no começo terem sido feitos pela própria Volkswagen, a imprensa europeia acredita que o modelo ainda precisa 'fazer nome' no mercado. Algo que será alcançado progressivamente com a chegada de mais versões (básicas e topo de linha), e o próprio avanço do segmento de elétricos, algo que está comprovado pelo crescimento constante nas vendas na Europa.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 09:50 Xiaomi: 1 carro produzido a cada 76 segundos com tecnologia de vanguarda
- 09:01 Usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?
- 08:01 BYD teve aumento de 49% nas vendas globais em abril de 2024
- 14:37 Mercedes-Benz EQA e EQB 2025: novidades e preço até R$ 80 mil mais baixo
- 12:58 Tesla Cybertruck: como estão as vendas após a euforia do lançamento?
- 10:32 GWM Ora 03 GT aparece com novidades e inédita opção de pintura fosca
- 09:35 China lança programa para incentivar a compra de carros novos
- 16:13 Chevrolet Equinox Plus estreia como o 1º híbrido plug-in da marca na China
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria | |
Tags |