Mesmo depois que a Tesla inaugurar de forma oficial sua nova fábrica de carros elétricos no Texas, chamada Giga Austin, ela não terá permissão para vender seus veículos fabricados no estado diretamente para os próprios clientes do Texas!
De acordo com uma matéria recente do The Drive, essa situação esquisita é verdadeira e obrigará a empresa de Elon Musk a adotar uma manobra para comercializar seus carros elétricos no estado. A empresa terá que enviar os carros para fora do Texas, para em seguida trazê-los novamente e assim vendê-los aos seus clientes no estado.
Você provavelmente está se perguntando, por que diabos o CEO da Tesla, Elon Musk, concordou em construir uma fábrica no Texas, lutar contra tudo e contra todos, mudar-se para lá e criar milhares de empregos se o Texas adota uma legislação completamente diferente para a comercialização de carros.
Embora não tenhamos nenhum detalhe concreto, parece que Musk estava apostando que o Texas revisasse as leis e normas associadas às concessionárias franqueadas no estado. E, embora essa possa ter sido a esperança ou o plano, a legislatura do Texas supostamente não teve tempo para fazer quaisquer mudanças. Infelizmente, de acordo com o The Drive, os legisladores não se reunirão para discutir o tema até 2023.
Felizmente, há algum tipo de espaço de manobra aqui, ou talvez Musk e a Tesla possam mexer alguns pauzinhos para fazer os legisladores agendarem uma sessão extraordinária, mas não conte ainda com isso. Musk respondeu a um tweet do artigo do The Drive da seguinte maneira:
"A Tesla certamente gostaria de mudar a lei, para que isso não seja necessário!"
A parte ridícula de toda essa situação é que a Tesla provavelmente ainda venderá muitos carros para os residentes do Texas. A lei não impede a venda de veículos. No entanto, será um grande inconveniente para os residentes do estado e será um incômodo caro para a Tesla.
Tudo isso porque as montadores tradicionais não querem que a Tesla seja bem-sucedida por lá. As concessionárias franqueadas querem fazer tudo o que puderem para dificultar a operação da Tesla. Além disso, há esperança de que pressionar a Tesla dessa forma acabe fazendo com que ele desista de modificar a lei em vigor.
Isso significa que a indústria local gostaria de ver a Tesla se sindicalizar e seguir o modelo arcaico de rede de concessionárias. No entanto, a Tesla já provou que não precisa estar em conformidade para ter sucesso. Mesmo com todos os desafios, seus carros elétricos vendem muito melhor do que qualquer um da concorrência.
O projeto de lei HB 4379 foi proposto depois que Tesla se comprometeu a entrar no Texas. Se o projeto fosse aprovado, a montadora poderia vender seus carros direto para os consumidores do estado. No entanto, a aprovação ficou pelo caminho. Outro projeto de lei terá de ser apresentado quando a legislatura do Texas se reunir novamente em dois anos.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país