Com carros elétricos, Jaguar quer ser rival de Porsche e Bentley
Marca britânica quer se tornar 100% elétrica em 2025 e desistir da disputa com as alemãs BMW e Mercedes, mudando o foco
A Jaguar vai passar por um processo de reinvenção que significa bem mais que a transição para veículos elétricos. Sob o comando do novo CEO, Therry Bolloré, o objetivo da empresa é se tornar mais sofisticada e tentar rivalizar com a Porsche e a Bentley, e não mais insistir na disputa com a BMW e a Mercedes.
Portanto, o plano agora é não apenas ser uma marca exclusivamente de carros elétricos a partir de 2025, uma meta que é muito ambiciosa por si só, mas também fazer veículos ainda mais exclusivos que manterão a empresa britânica lucrativa com volumes de vendas mais baixos. Therry Bolloré quer reinventar a Jaguar e explorar sua herança, mas sem fazer veículos de inspiração retrô que alguns descreveriam como pastiche.
Galeria: Jaguar I-PACE 2021
A marca Jaguar já foi reinventada no final dos anos 2000, logo após a aquisição pela indiana Tata Motors. Antes, sob o comando da Ford, a Jaguar fazia veículos com profunda inspiração retrô que remetiam a modelos de décadas passadas, enquanto sob a Tata (e com a ajuda de seu brilhante chefe de design Ian Callumn), a marca encontrou uma nova identidade como um fabricante totalmente moderno, cujas opções não se pareciam mais com os Jaguar mais antigos, mas ainda assim mantinham uma identidade visual clara.
Com a nova reinvenção, a marca vai adotar uma abordagem semelhante ao que foi feito em 2008, quando a Tata assumiu. Eles vão querer tornar os carros modernos e de ponta, mas ao mesmo tempo torná-los inconfundivelmente Jaguar (e elétricos também); parece também que a Jaguar será lançada como uma rival da Aston Martin, oferecendo veículos na mesma faixa de preço, com valores que partem das 100.000 libras (cerca de R$ 680.000).
Também é importante notar que a Jaguar manterá todos os modelos atuais até o final natural de seu ciclo de vida - eles não serão descontinuados de forma prematura, mas ao mesmo tempo o XE, XF, E-Pace, F-Pace e I- Pace não terá um sucessor direto. Este último, o primeiro veículo elétrico da Jaguar, que recebeu ótimas críticas de muitos jornalistas automotivos, mas, assim como o resto da linha, falhou no que diz respeito às vendas.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Jaguar I-PACE 2021
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:03 BYD está na mira da França para fábrica de automóveis: "será bem-vinda"
- 13:35 Bateria com 1.000 km de alcance estará disponível a partir de 1º de junho
- 12:21 Guerra de preços no mercado automotivo chinês: Quem vai se queimar?
- 09:59 Conhecemos o Bingo Plus, compacto elétrico da GM para encarar BYD e GWM
- 10:01 Mercedes-Benz testa com sucesso "mega carregamento" de 1.000 kW
- 09:01 EUA adiam regras "anti-China" mais rígidas de incentivos para elétricos
- 08:01 BYD conquista 9º lugar no ranking de vendas por montadoras no Brasil
- 09:50 Xiaomi: 1 carro produzido a cada 76 segundos com tecnologia de vanguarda