Pela primeira vez desde sua fundação em 1903, a Ford anuncia que planeja gastar mais em veículos eletrificados do que em modelos com motores de combustão interna, sendo que o primeiro ano desta nova orientação será 2023.

A linha do tempo foi mencionada pela diretora de operações da montadora para a América do Norte, Lisa Drake, ao discutir os investimentos da Ford em veículos elétricos em um evento organizado pelo Barclays.

Galeria: Ford F-150 Lightning

"Em 2023... gastaremos mais em veículos elétricos do que em modelos a combustão. Ficamos maravilhados com o sucesso do Mach-E e do F-150 Lightning, trazendo mais de 70% de novos clientes para a marca Ford. O que isso nos permite fazer é, agora temos uma oportunidade não só de liderar as vendas de veículos convencionais, mas também no segmento de elétricos com a F-150. Portanto, nossas aspirações são altas."

Embora não esteja claro se por 'elétricos' ela se referiu a veículos totalmente elétricos ou veículos eletrificados (estamos mais inclinados para o último), o compromisso da Ford com veículos movidos a bateria parece realmente sério. No início deste ano, a Ford anunciou planos para aumentar seus investimentos em eletrificação para US$ 30 bilhões até 2025. A marca norte-americana também espera eletrificar 40% de sua linha global até 2030.

Galeria: Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition 2021

A montadora está atualmente lançando sua primeira leva de veículos elétricos. Após a estreia do Mustang Mach-E no ano passado, a Ford lançará a van totalmente elétrica E-Transit antes do final deste ano, seguida pela picape F-150 Lightning em 2022. Um modelo Lincoln 100% elétrico também deve chegar no próximo ano.

Falando sobre o F-150 totalmente elétrico, Drake acrescentou que as aspirações da Ford são altas e a empresa não planeja "ceder a liderança de caminhonetes a ninguém".

O CEO da Ford, Jim Farley, disse na semana passada que a montadora já tem mais de 120.000 reservas não vinculativas para a picape elétrica F-150 Lightning, com aproximadamente 75% desses clientes potenciais vindos de outras marcas. O número é impressionante, considerando que a Ford só começou a fazer pré-encomendas em 19 de maio de 2021.

No entanto, durante aproximadamente o mesmo período, a Tesla acumulou mais de 250.000 reservas para a picape Cybertruck, com o número total superando 1,25 milhão, de acordo com dados não oficiais de um rastreador de reservas criado por fãs da marca. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram