O ambicioso plano de eletrificação da Renault segue em expansão e o seu leque de atuação com o nascimento de uma joint venture entre a montadora francesa e a Geely, maior fabricante privado de automóveis da China, ficará ainda mais amplo. 

O foco desta parceria é nos veículos híbridos, provavelmente modelos plug-in, destinados aos mercados chinês e sul-coreano, que estão em forte expansão e cada vez mais ávidos por carros eletrificados.

Galeria: Renault Megane E-Tech Plug-In Hybrid - teste

Made in China

O acordo entre a Renault e a Geely prevê que os novos carros híbridos serão produzidos diretamente na China, usando as linhas de produção da Geely e tecnologias de ambos os fabricantes. Haverá assim a oportunidade de compartilhar know-how e investimentos, conseguindo manter preços competitivos e ao mesmo tempo aumentar os lucros.

No entanto, os detalhes técnicos dos carros híbridos que surgirão com a colaboração ainda não são conhecidos: por um lado eles só poderiam ser modelos 100% novos, por outro certamente haveria espaço para carros "na tomada" já presentes na linha europeia da Renault, começando pelo Megane híbrido plug-in.

A Renault coloca assim mais um pé no enorme mercado chinês, garantindo uma forte presença graças à Geely para poder expandir a sua atuação e fazer crescer a marca Samsung (ativa há 20 anos) na Coreia do Sul, podendo explorar ainda plataformas da sub-marca Link & Co (por sua vez compartilhada com a Volvo).

Vale lembrar que já existe uma parceria entre a Renault e a Geely para o sucessor do Alpine A110, um esportivo 100% elétrico desenvolvido em colaboração com a Lotus, de propriedade da gigante chinesa.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Renault Captur E-Tech